Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Teodora coordenou a realização dos 11 encontros temáticos

17 de maio de 2013

População teve oportunidade de apontar problemas e soluções

Teodora coordenou a realização dos 11 encontros temáticos

FÓRUM DE PARTICIPAÇÃO POPULAR

Durante onze encontros em que foram abordados diferentes temas, todos relacionados aos serviços públicos, o Governo Municipal abriu a oportunidade para a população se manifestar e apontar acertos, problemas e soluções. As sugestões serão aproveitadas na elaboração do Plano Plurianual 2014-2017 e a Lei Orçamentária do município.
- Nossa proposta de governo repetida neste segundo mandato é a abertura para a participação popular e a transparência das ações – destacou a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer que coordenou o Fórum de Participação Popular.
Desde 30 de abril até 16 de maio, foram abordados: habitação; assistência social; educação; desenvolvimento industrial e comércio; meio ambiente; agricultura; saúde; infraestrutura urbana; infraestrutura rural; cultura; desporto e turismo e, por último, gestão pública, ontem à noite.
A participação atingiu cerca de 500 pessoas, um número baixo, segundo o apresentador do Fórum, Eduardo Rodrigues, que contribuiu para a condução dos trabalhos e a sintetização dos resultados.
- Iniciamos todos os encontros mostrando um vídeo que trata da capacidade de iniciativa, de crítica e participação das pessoas. Como não sou morador da cidade de Não-Me-Toque e tenho oportunidade de estar em diferentes cidades com frequência, destaquei que são raros os governos que se dispõe a ouvir a população como está acontecendo aqui e isso deve ser valorizado – afirmou ao avaliar o Fórum de Participação Popular.

Infraestrutura urbana e rural
A infraestrutura urbana foi tema do Fórum no dia 7 de maio. O secretário de Obras João Carlos Loeff apresentou o Plano de Governo para o setor desenvolver nos próximos quatro anos, antes de ouvir a avaliação e as sugestões dos participantes.
- O foco continua na pavimentação, iluminação, manutenção da pavimentação, drenagem de ruas, cuidados com as praças e jardins. Entre as prioridades também estão a renovação da frota de veículos e máquinas da Secretaria de Obras e o trânsito da cidade – comentou Loeff.
Ilinice Fries, escrevente no Registro de Imóveis, aproveitou a oportunidade para defender uma reivindicação que sabe depende de investimentos significativos da prefeitura. Acompanhada da mãe Cemilda Fries, Ilinice disse que na rua onde mora, a Pinheiro Machado, no bairro Martini, quando chove forte a água acumula causando transtornos para os moradores.
- Que bom que a população tem essa abertura para poder falar. Estou sugerindo a colocação de uma tubulação maior para impedir o acúmulo de água nos terrenos – explicou demonstrando muito interesse em procurar meios para solucionar o problema.
A abordagem do tema infraestrutura urbana possibilitou tratar de assuntos como: pavimentação, drenagem pluvial, rede de esgoto cloacal, sistema de trânsito, equipes de obras para cidade e interior, fiscalização nas obras feitas pela Corsan, melhorias nos acessos da cidade, fiscalização das obras e aplicação das leis, implantação da guarda municipal, entre outros.
No dia 9 foi à vez da infraestrutura rural. Para o secretário João Carlos Loeff, as prioridades são as estradas e pontes do interior.
- Conservação das estradas e substituição de pontes de madeira por novas e colocação da tubulação estão entre as prioridades do Plano de Governo – destacou.
As demandas sugeridas pelos participantes foram; planejar o trabalho para atender maior número de solicitações, buscar recursos para pavimentação e aquisição de máquinas (rolo e motoniveladora), água potável em locais ainda não atendidos, bueiros nos acessos para lavouras, igualdade no atendimento das solicitações e melhorias nos acessos às propriedades.

Cultura, desporto e turismo
A participação na noite de 14 de maio foi a maior de todos os onze eventos. Os três temas atraíram desportistas, entidades culturais e pessoas ligadas à cultura.
A construção de um centro de eventos, mesmo já contemplada na discussão do fórum sobre Desenvolvimento, voltou a aparecer com destaque, assim como um parque para exposições e eventos. A reivindicação contempla tanto a cultura quanto o turismo, assim como o apoio aos grupos culturais, manutenção do Natal Étnico e investimentos na biblioteca Prof. Benjamin Perin.
No esporte, a construção de ginásio com infraestrutura para campeonatos foi reforçada por pequenos grupos de desportistas que fazem do futsal uma prática diária e consideram que o município não deve apoiar somente equipes que disputem competições oficiais.
Chamou a atenção um grupo de garotos que veio reivindicar uma pista de skate.
- Hoje eles praticam o esporte na rua e isso é muito perigoso – afirmou Edson Sandri de Moura, que acompanhou os meninos e sugeriu a eles que este era o momento e o lugar certo para reivindicar uma pista para a prática segura do skate.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir