Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

7 de junho de 2013

A valorização da natureza na Semana do Meio Ambiente

Governo Municipal promoveu atividades educativas sobre meio ambiente
Estudantes tiveram sessão de teatro
Peça teatral chamou a atenção para a superprodução de lixo

Proteger preservando a natureza, espécies de animais, rios, matas diminuído toda forma de contaminação ao meio ambiente. Orientando os cidadãos que serão os adultos do futuro, desfrutar em sua geração a água potável para beber, árvores que dão sombras para conversar e matear com lagos cheio de peixe para pescar.
Pensando nesse futuro a Semana do Meio Ambiente de Não-Me-Toque iniciou com a solenidade de abertura na segunda-feira (3), no salão de festas da Comunidade Cristo Rei e prossegue até sábado, dia 8, com a campanha de recolhimento de lixo eletrônico. A Semana do Meio Ambiente leva para a população a conscientização e debates sobre questões ligadas diretamente ao meio ambiente em que vive. Com foco no público jovem a mensagem é direta a quem ainda vai precisar bastante do meio ambiente. Na abertura oficial os alunos do 5º ao 8º ano da rede municipal de ensino foram os convidados especiais, junto com as autoridades municipais e lideranças.
O prefeito Antônio Vicente Piva mencionou os cuidados que cada família deva ter com a reciclagem do lixo, separando corretamente o eco e orgânico. Quando separados nas embalagens o lixo seco segue para a reciclagem, mesmo coletado no mesmo dia e pelo mesmo caminhão, explicou.
- Temos que estar comprometidos com a reciclagem do lixo, cuidando do meio ambiente com educação, para cada um fazer a diferença – comentou Piva.
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Ivan César Machry, analisa que todos os temas pontuais sobre meio ambiente são de responsabilidade individuais, pois a contribuição de casa um é importante.
- Apesar dos problemas, as pessoas estão cuidando mais do meio ambiente - afirmou o secretário lembrando que este patrimônio vai ser deixado de herança para os descendentes.
Com a solenidade encerrada foi apresentado o espetáculo teatral com o grupo de teatro A Turma do Dionísio, de Santo Ângelo. A peça “As Aventuras de Fortúnio” escrita pela atriz do grupo, Maristela Marasca, conta a história de um catador de lixo que conhece Rosamaria, uma vendedora de doces. Ele acaba descobrindo o amor. Mas para conquistar sua amada terá que enfrentar Sarnento, o Rei do Lixo, que está enriquecendo porque o mundo produz cada vez mais lixo.
A programação
A Semana do meio ambiente teve na segunda-feira, as 9h30min solenidade de abertura, 10h espetáculo “As Aventuras de Fortúnio, 14h espetáculo “Segredos do Rio”. Na terça-feira, divulgação via rádio do projeto “Educação Ambiental em Pauta” com apresentação do tema Resíduos Sólidos e Logística Reversa; 14h visita orientada com a bióloga Carolina de Quadros ao minizoo do Colégio Girassol com alunos da rede pública, particular de ensino fundamental.
A audiência pública sobre Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos programada para a quarta-feira (5) foi adiada devido a impossibilidade da presença do palestrante Jackson Müller.
Na quinta-feira (6): reunião sobre a regularização ambiental dos cemitérios localizados no município. Hoje, os vereadores mirins se reúnem com o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente para organizar o mutirão de limpeza do Arroio Bonito. A atividade tem por objetivo envolver a comunidade e chamar a atenção para questão ambiental. A realização do mutirão está marcada para o dia 15 de junho.
Neste sábado (8), vai ter uma nova Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico na praça Dr. Otto Schmiedt. Todas as pessoas que têm equipamentos para descartar podem levar até o local da coleta, das 8h às 16h.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir