Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

7 de junho de 2013

Jornal da Cotrijal é finalista no 16º Prêmio ANDEF de Jornalismo

Reportagem publicada na edição de fevereiro de 2013 do Jornal da Cotrijal, sobre sucessão rural, está entre as finalistas do 16º Prêmio ANDEF de Jornalismo. O prêmio é um dos mais importantes da agricultura brasileira e visa reconhecer os profissionais de imprensa que incentivam e valorizam as iniciativas de educação e capacitação do homem do campo e ações de responsabilidade socioambiental, buscando promover o desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
A premiação é uma iniciativa da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), a Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários (Andav) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
A reportagem do Jornal da Cotrijal discute, em doze páginas, os desafios da sucessão familiar na agricultura, contando a história de alguns jovens associados da cooperativa. Também abriu espaço para pesquisadores comentarem o assunto, além das principais organizações envolvidas com a juventude rural. Ainda destacou as principais ações da cooperativa junto aos jovens, com destaque para o Fórum do Jovem Cooperativista, realizado durante a Expodireto Cotrijal 2013 (Confira a reportagem no http://www.cotrijal.com.br/jornal/jornal/ver/64/ano-15-n-159-fevereiro2013, da página 41 a 52.
Para Enio Schroeder, gerente da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, setor responsável pela comunicação com o quadro social, ter o Jornal da Cotrijal entre os finalistas num prêmio conceituado como o da Andef é um orgulho e demonstra a qualificação dos profissionais que atuam na área de jornalismo da cooperativa.
- Essa premiação tradicionalmente reúne jornalistas de todo o país com larga experiência, por ser organizada por uma instituição séria e comprometida com os interesses do meio rural, e projeta ainda mais o nome da nossa cooperativa pelo país - destaca.

Leila Mertins, editora do Jornal Cotrijal, concorre com a matéria “Sucessão Rural”

Editora do Jornal da Cotrijal, desde a sua criação em 1999, a jornalista Leila Mertins afirma que é gratificante obter o reconhecimento pela dedicação em levar ao produtor rural informações sérias e corretas. Com 32 anos dedicados ao jornalismo agropecuário (por 19 anos foi jornalista do Jornal O Interior), ela acompanhou grandes mudanças no meio rural e aponta que a sucessão como um dos grandes desafios dos próximos anos.
- Sempre procuramos desenvolver nosso trabalho alinhados com as diretrizes da cooperativa e vemos na área de comunicação ferramentas importantes para contribuir com o desenvolvimento do nosso quadro social - afirma a autora da reportagem.
O JORNAL
Publicado desde 1999 pela cooperativa, o Jornal da Cotrijal faz parte da vida dos mais de 5 mil associados e suas famílias. Além de notícias sobre a cooperativa, o jornal se destaca pela abordagem de temas técnicos, sócio-culturais e econômicos voltados para o desenvolvimento do setor agropecuário e das comunidades.
O Jornal da Cotrijal chega aos associados através das 31 unidades da cooperativa distribuídas 14 municípios na região do Planalto Médio Gaúcho. Também é distribuído durante eventos ou a pessoas que visitam a cooperativa, e via correio, para um público externo formado por agricultores, empresas, entidades e profissionais do setor, do Brasil e de países do Mercosul. E desde 2011 está disponível também na internet, através do site www.cotrijal.com.br.
A PREMIAÇÃO
Conhecido como o “Oscar da Agricultura”, a premiação recebeu 127 reportagens de 87 jornalistas que produziram matérias relacionadas às boas práticas agrícolas, responsabilidade ambiental e social, educação no campo, sustentabilidade entre outros temas que incentivam o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
Foram eleitas 28 reportagens finalistas da categoria Jornalismo, sete de cada sub-categoria: TV, Jornais, Revistas e Ações para Cooperativas. A comissão julgadora da premiação é composta por representantes das seguintes instituições: Abrahms Executive Search, Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), Alfapress Comunicações, BlueBox Comunicação, Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Universidade de São Paulo (USP), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag) e Enactus Brasil.
A entrega oficial será no dia 24 de junho, no Esporte Clube Sírio, em São Paulo. Os vencedores levarão para casa 1 iPad de 32Gb e uma bolsa de estudo no MBA em Fitossanidade. Confira as finalistas:
São sete finalistas em cada uma das categorias: TV, jornais, revistas e Ações para Cooperativas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir