Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

21 de junho de 2013

Apoio para quem quer deixar de fumar

Participantes do grupo são encaminhados para consulta de avaliação clínica

 Secretaria Municipal de Saúde implanta programa de controle ao tabagismo
Largar o cigarro por vontade própria é um enorme desafio. Para muitos fumantes compartilhar as dificuldades e o anseio de deixar o vício no passado, é uma boa forma de reencontrar a saúde e o bem estar para poder viver mais e melhor. Pensando no retorno a uma vida mais saudável a Secretaria da Saúde idealizou um programa de apoio e acompanhamento médico e psicológico aos que desejam deixar de fumar. O número de inscritos no programa chegou aproximadamente a cem pessoas.

Substâncias químicas adicionadas ao fumo liberam sensação de bem estar e tornam mais difícil o abandono do vício

- Sabemos que os fumantes têm muita dificuldade em deixar o cigarro, porém, participando desses grupos já significa que desejam parar e nosso trabalho como Secretaria da Saúde será fortalecer essa iniciativa e trazer uma melhor qualidade de vida para essas pessoas – comentou o secretário Marco Costa.
A psicóloga Juliane Strapasson, que coordena o programa, com o auxílio do Dr. Armando Fries e da nutricionista Janice Simon Marques, explicou que o objetivo do programa é dar um olhar disciplinar e auxiliar os pacientes nesta primeira fase do abandono da dependência.
É o caso do aposentado Adão Barboza, de 64 anos, que integra o grupo de pessoas fumantes que lutam para deixar de lado o cigarro. Fumante há 45 anos, Adão abandonou o alcoolismo e tenta agora todos os dias diminuir o número de cigarros.
- É muito mais difícil parar de fumar do que controlar a bebida. Com cigarro já é extremamente complicado, agora imagine as pessoas dependentes de drogas mais fortes – comentou.
Como é grande o número de interessados em entrar no programa, foram formados grupos de 15 pessoas.  Cada grupo passa por acompanhamento durante 30 dias, em encontros semanais, depois serão duas vezes ao mês; e uma vês ao mês no período de até um ano.
- Isso depende da necessidade de cada paciente que precisa de mais ou menos orientações durante o mês em que avaliamos a evolução da pessoa durante todo o tratamento –  explicou a psicóloga.
Os encontros são realizados nas quintas-feiras das 8h30min às 9h30min, na sala de reuniões do posto de saúde central, com avaliação individual do médico. O programa ressalta maneiras de como o fumante deve lidar com a nicotina e com a dependência química.
- A partir do momento que o fumante para, seu organismo reage de forma física à abstinência. O segundo estágio é a dependência psicológica, que gera ansiedade, e o terceiro estágio é o condicionante, em que o fumante associa tudo ao cigarro seja tomando um café ou após as refeições – esclarece à psicóloga.
Os interessados em participar devem se dirigir à Secretaria Municipal da Saúde ou entrar em contato pelo número 3332-4122 para saber mais informações do programa.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir