Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

21 de junho de 2013

As tradicionais festas juninas

Margarete Bin
Colunista

A festa junina é de origem europeia e foi adaptada no Brasil. Muitos símbolos provêm de lá.
Acho lindinho o vestido ornamental das festas juninas, o surgimento deles vem de eventos realizados pela corte em que as mulheres usavam seus melhores vestidos, daí a razão para tais vestimentas serem coloridas transmitindo alegria. Já a fogueira era realizada pelas comunidades com o intuito de agradecimento pela colheita, o sol que aquece. E as nossas bandeirinhas? Tal criação deu-se porque os três santos homenageados tinham a imagem pregada em bandeirinhas e imersas na água para purificação, assim há ideia de que as bandeirinhas representem a purificação do local da festa. Outra atração do evento são os casamentos os quais servem de zombaria aos casamentos tradicionais em que a moça apresentava-se grávida e o pai da noiva obrigava o rapaz a casar-se com ela.
E para as mulheres solteiras que querem se casar eis que surge ele: Santo Antônio, considerado o santo
casamenteiro, este que lhe indiquei na crônica passada para conquistar o seu pretendente após todas as tentativas inválidas. É comum as pessoas realizarem muitas simpatias para o santo neste período a fim de desencalhar. Se são atendidos os pedidos? Não me pergunte!
A festa típica acontece no nordeste, onde se agradece as chuvas para as lavouras, época de colheita do milho, razão pela qual muitos pratos são feitos com milho.
Agora é só aproveitar, vamos para o arraial que a festa junina já já vai começar!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir