Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

21 de junho de 2013

Escola Solano aguarda construção há 11 anos

Secretário Busato recebeu reivindicação: município pede mais agilidade do Estado na construção do prédio para o Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano

 São 35 anos de comodato e há onze anos que o Governo Municipal busca atendimento do Estado para a construção de uma novo prédio.
Aproveitando a presença do secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano Luiz Carlos Busato em Não-Me-Toque, no dia 14 de junho, o prefeito Antonio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, o vereador Gilson dos Santos (PTB), o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry e o diretor do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano  Cleomar Fritzen, entregaram para o representante do Governo do Estado um ofício pedindo agilidade na  construção do novo prédio para a instituição de ensino que atende cerca de 600 alunos do nível médio em Não-Mer-Toque.
O primeiro contrato de comodato com o Governo do Estado ocorreu em 1978, quando o patrimônio pertencia a uma Associação. Em 2002 a associação se dissolveu e passou o patrimônio para o município, que renovou o comodato estabelecendo um termo de compromisso com o Governo do Estado de iniciar, pelo menos a obra da quadra poliesportiva coberta, num prazo de 90 dias. Em 2006 o município registrou uma notificação extrajudicial onde oficializou a denúncia pela não renovação do contrato de comodato, na tentativa de forçar os investimentos do Estado. Em 2009 foi reencaminhado o processo que até hoje não teve manifestação alguma do Governo.
- Nossa administração e a anterior não mediram esforços negociando com o Estado para que o educandário continue funcionando, mas queremos que o Estado providencie a construção do prédio digno para o funcionamento da Escola. Além disso, temos projetos para ocupação dessa área e até hoje não pudemos executar – justificou a vice-prefeita Teodora.
Busato acolheu a reivindicação e disse que levaria até o governador Tarso Genro, já que a obra pertence ao orçamento da Secretaria Estadual da Educação.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir