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Notícias

27 de junho de 2013

Acidente entre trem e carreta com placas de Não-Me-Toque em Pelotas

Pércio da Silva Goettems, de Não-Me-Toque, motorista da carreta, foi encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro da cidade
Acidente ocorreu numa passagem de nível
Segundo nota da ALL o veículo não obedeceu a preferencial do trem e avançou sobre os trilhos

A colisão entre uma carreta carregada com 30 toneladas de milho e um trem interrompe os dois sentidos da BR 392 em Pelotas, na Metade Sul, desde as 16h desta quarta-feira (26). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no km 65,4 e o condutor da carreta, Pércio da Silva Goettems, de Não-Me-Toque, foi encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro da cidade. Já o maquinista não se feriu.

Ainda segundo a PRF, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) foi acionada para avaliar a liberação da via, já que o tanque de uma das locomotivas, com 10 mil litros de óleo diesel, rompeu e espalhou combustível pela pista, vazando para uma área de banhado. O vazamento foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.

A carga de milho do caminhão também caiu do veículo e se espalhou pela pista. Duas locomotivas e quatro vagões carregados com adubo descarrilaram e cerca de 50 metros de trilhos foram danificados. Os condutores tiveram que usar um caminho alternativo, por dentro da cidade, pela avenida Duque de Caxias.

 

Confira a nota da ALL
Uma carreta abalroou um trem na tarde desta quarta-feira (26) numa passagem de nível, por volta das 16h40min (o horário do início desta reportagem foi repassado à imprensa pela PRF), entre Pelotas e Capão do Leão. Com o choque, duas locomotivas e quatro vagões tombaram. O maquinista seguiu todos os procedimentos de segurança ao passar pelo cruzamento. Ele acionou a buzina e os freios do trem. Além disso, o local é sinalizado, com placas de Pare, Cruz de Santo André e sinalização luminosa. No entanto, o veículo não obedeceu a preferencial do trem e avançou sobre os trilhos, provocando o choque. O maquinista e o motorista sofreram ferimentos leves e já foram encaminhados ao Pronto Socorro da cidade. Não houve perda de carga. A composição transportava vagões carregados com fertilizantes e containers vazios em direção ao Porto de Rio Grande.

A empresa reforça que, de acordo como Código Nacional de Trânsito, a ferrovia é preferencial. Isso porque o trem leva mais de 500 metros para conseguir parar totalmente após o acionamento dos freios. Não parar antes de passar a linha férrea é considerado infração gravíssima.

 Fonte G1, Correio do Povo e Diário Popular

Fotos: Carlos Queiroz - DP

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