Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

5 de julho de 2013

Municípios do Alto Jacuí fazem conferência de cultura

Encontro preparou a região para participar da Conferência Estadual de Cultura na ótica de que "O ser humano que tem acesso à cultura é um cidadão melhor"
Secretário Assis Brasil defendeu a inovação na cultura
Os representantes dos municípios do Alto Jacuí realizaram a sua Conferência Intermunicipal de Cultura

Na presença do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, os representantes dos municípios do Alto Jacuí realizaram, nessa terça-feira (2) em Ibirubá, a sua Conferência Intermunicipal de Cultura. O encontro preparou a região para participar da Conferência Estadual de Cultura, que será realizada em setembro deste ano e cumpre o calendário da 3ª Conferência Nacional de Cultura. Dos 20 integrantes da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), 19 participaram do encontro. Carazinho decidiu fazer sua conferência de forma independente.
A realização das conferências é uma forma de organizar e promover as políticas públicas para a cultura em concordância com a política nacional do setor. Para Assis Brasil, esses encontros ajudam o país a "construir políticas públicas integradoras". Na solenidade de abertura do encontro, o secretário falou sobre a evolução dos projetos inclusivos que surgiram nos últimos anos na cultura brasileira e o papel do estado.
- O ente público não cria, não produz cultura, mas faz com que a cultura circule -, ressaltou. Para Assis Brasil, as conferências concretizam uma perspectiva de cultura de um modo inovador.
Para o prefeito de Ibirubá, Carlos Jandrey, anfitrião do evento, os gestores municipais precisam estar aptos a concorrerem em todos os editais públicos e Leis de Incentivo para a promoção e fomento da cultura.
- As políticas públicas para a cultura devem servir para trazer a valorização social e a autoestima para as comunidades - disse Jandrey, ao ressaltar o papel da cultura como promotora da cidadania.
Desafios
A primeira parte do encontro encerrou com um painel sobre Os desafios do Sistema Nacional de Cultura, proferido pelo coordenador do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic) da Famurs, José Carlos Martins. Em seguida os participantes formaram grupos para debater quatro eixos: a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, a Produção Simbólica e diversidade cultural, a Cidadania e direitos culturais e a Cultura e Desenvolvimento.
Participaram da conferência em Ibirubá os municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Coqueiros do Sul, Cruz Alta, Espumoso, Fortaleza dos Valos, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Tapera e Victor Graeff.
Texto: Maria Emilia Portella / Secom

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir