Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

12 de julho de 2013

Parceria com o Campo de Recria completa 10 anos

João Batista Chaise e Vilson Weber conferiram o trabalho desenvolvido na Fazenda Itaguá
Henrique Luce mostrou as práticas adotadas e os objetivos do trabalho

 Área de campo extensiva, pastagem abundante, alimentação balanceada, com alto índice de nutrientes, e acompanhamento personalizado para cada animal. Esses são os diferenciais oferecidos pelo Campo de Recria da Fazenda Itaguá.
Localizado na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, no interior do município de Uruguaiana, o Campo de Recria conta atualmente com cerca de 700 animais, sendo 60% pertencentes a produtores associados da Cotrijal. A parceria com a cooperativa completa dez anos em junho, marco da chegada do primeiro lote de novilhas ao Campo de Recria. Para comemorar essa data a equipe do Jornal da Cotrijal pegou a estrada e foi conhecer a “rota das novilhas”.
A equipe da Cotrijal foi recepcionada na Fazenda Itaguá por Henrique Luce, administrador e proprietário do Campo de Recria. Após as apresentações, o destino foi a mangueira, local em que se encontravam as novilhas que estavam retornando para Não-Me-Toque e região. Henrique aproveitou a oportunidade para apresentar a Fazenda Itaguá, os serviços e a gestão desenvolvida para que a integração lavoura/pecuária possa acontecer de forma rentável.
A Fazenda Itaguá conta com 700 hectares, sendo 270 destinados para a produção de arroz e azevém.
- A nossa proposta de Campo de Recria exige uma boa área para pastagem, além de condições para uma garantia de alimentação para momentos críticos do ano, o frio intenso do inverno e a seca do verão -, explica Henrique.
Com sete colaboradores, os serviços são distribuídos conforme a aptidão de cada um, fórmula que, segundo Henrique, é garantia de bons resultados. “Eu sou graduado em Engenharia Mecânica e me transformei em um produtor rural pelas situações do destino. Há 29 anos que estou em Uruguaiana com a minha esposa Cristina, que também deixou a profissão para contribuir com o campo”, explica, revelando que divide com a esposa a gestão dos negócios da fazenda e do Campo de Recria.
Segundo Henrique Luce, o grande diferencial da Fazenda Itaguá está na integração lavoura/ pecuária. O funcionamento integrado das atividades garante economia e qualidade na lavoura e no desenvolvimento do gado.
- Fazemos a rotação do arroz com o azevém, alternativa de alimentação para o gado e que diminui o aparecimento de invasoras e combate doenças e insetos - revela Luce, explicando que o maquinário utilizado na lavoura também serve para algumas tarefas da pecuária.

Parceria vencedora
É considerada de sucesso a parceria entre a Cotrijal e a Fazenda Itaguá. Um relacionamento que já dura dez anos, com resultados positivos para ambos os lados. Hoje a cooperativa trabalha junto com os cooperados para que a produção leiteira possa ser rentável, com qualidade de plantel e desenvolvimento na atividade.
Segundo o gerente de Produção Animal, João Batista Borges Chaise, a parceria permite que o produtor tenha uma opção para ter um rebanho preparado para uma boa produção leiteira.
- Quando procuramos os proprietários da Itaguá foi exatamente com o objetivo de oferecer para o nosso produtor um serviço de qualidade. Mais de dois mil animais já passaram pelo Campo de Recria, o que comprova a excelência da parceria - completa Chaise.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir