Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

19 de julho de 2013

Um prédio para a Escola Solano

Espaço aguarda construção do novo prédio, ao fundo, atuais instalações que pertencem ao município

 Abaixo assinado busca sensibilizar Governo do Estado para construção do prédio para o Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano.
Ainda no ano de 2002 o Governo do Estado se comprometeu em por no orçamento recursos para início da obra em 2003. Passados dez anos, a escola continua funcionando em prédio que pertence ao município, que disponibilizou ao Estado uma área ao lado do atual prédio para a construção da escola.
Charles Moraes, 23 anos, ex-aluno, tomou a iniciativa como cidadão e com o apoio do diretor da escola Cleomar Fritzen e do Governo Municipal, lançou o abaixo assinado que recolhe assinaturas de alunos, pais e toda população de NMT. O objetivo era levar até o secretário estadual da Educação o documento com as assinaturas na audiência agendada para o dia 23 de julho, no entanto, o agendamento foi cancelado pela na tarde de ontam (18), alegando conflito de agenda. Márcia Olegário, do Departamento de Articulação com os Municípios informou o cancelamento dizendo que em momento oportuno entrariam em contato.
- O abaixo assinado é uma forma produtiva de fazer com que o novo prédio do Solano deixe de ser um sonho e se torne realidade, é um esforço conjunto da comunidade não-me-toquense – explica Charles.
O Governo Municipal, desde 2003 até 2013 realizou muitos contatos - sem êxito. Em 2006 o município registrou uma notificação extrajudicial onde oficializou a intenção pela não renovação do contrato de comodato, na tentativa de forçar os investimentos.  Prefeito de 2001 a 2008, Armando Carlos Roos acompanhou de perto a situação e apoia a iniciativa do baixo assinado.
- É válido o baixo assinado porque o Estado está utilizando um patrimônio do município – relembrou.
Aproveitando a presença do secretario estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano Luiz Carlos Busato no dia 14 de junho, o diretor Cleomar Fritzen e o prefeito Antônio Piva entregaram mais um ofício pedindo que o Estado dê início às obras.  No dia 21 de junho o município recebeu da secretaria de Obras Públicas a informação de que o projeto está concluído restando a fase da autorização para realização da obra, que inicia com o processo de licitação.
- A nossa intenção é continuar buscando adesão e chegar a 5 mil assinaturas. É uma forma de acordar o governo. Estou repassado às listas para pessoas amigas que queiram colaborar para alcançarmos essa meta de assinaturas - comentou Cleomar.
O documento com as 5 mil assinaturas será entregue ao chefe da Casa Civil para ser encaminhado ao governador Tarso Genro.
O projeto está orçado em mais de 2 milhões disponibilizando dez salas, laboratórios de informática, de ciências, auditório e refeitório.
Formulários do abaixo assinado estão disponíveis na escola, na Prefeitura e no Jornal A Folha.

Situação do prédio
Segundo o diretor do Instituto Estadual São Francisco Solano, Cleomar Fritzen, sua escola é uma das poucas da 39ª Coordenadoria Regional da Educação que possuem o Plano de Prevenção de Incêndio (PPCI), realizado no ano passado.
- Saiu na imprensa um comparativo do Solano com a boate Kiss. A pessoa que escreveu isso nunca esteve no Solano para ver a situação do prédio, nem ligou para buscar qualquer informação – declarou o diretor.
De acordo com as exigências atuais do Corpo de Bombeiros, ainda será necessário colocar corrimão nos dois lados das escadarias (um lado já possui) e alterar a abertura das portas de acesso externas, que devem abrir para fora.
O prédio da escola, que tem mais de 60 anos, tem bases sólidas e já recebeu diversas obras de manutenção, da parte hidráulica à elétrica, da pintura a melhorias em salas de aula.
O movimento pela construção do prédio é uma forma de pressionar o Governo do Estado para construir, já que é uma unidade estadual que nunca teve casa própria.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir