Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

28 de agosto de 2013

Lavouras de cevada apresentam bom desenvolvimento no Rio Grande do Sul

Grande parte das áreas de cultivo de cevada no Rio Grande do Sul já se encontra na fase de elongação, mantendo bom stand de lavoura. Em decorrência das condições climáticas do último período, marcadas pelo excesso de umidade, estão surgindo os primeiros sinais de manchas foliares e ferrugem. Segundo o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar e divulgado nesta quinta-feira (22/08), os trabalhos de lavouras de cevada mantêm-se concentrados na aplicação de nitrogênio em cobertura e de fungicidas.

As primeiras lavouras implantadas com canola, que se encontram em fase de formação e enchimento de grãos, foram prejudicadas pelas geadas ocorridas nos últimos dias, devendo haver redução no potencial produtivo destas áreas. As lavouras formadas no final de maio e que se encontram na fase de floração plena estão sadias e com bom potencial produtivo até o momento. O atual valor de referência é de R$ 62,00 a saca.

Trigo

O trigo começa a entrar na fase reprodutiva com mais intensidade, apresentando bom desenvolvimento vegetativo e boa expectativa de produção. O clima predominante de noites e madrugadas frias, aliado à alta insolação durante o dia, contribui para essa situação. No momento as lavouras se encontram, em termos percentuais, com 14% em fase de floração e 2% em enchimento de grãos, com os restantes 84% em fase vegetativa, o que representa dois pontos percentuais à frente do registrado na safra anterior. Em termos sanitários, a cultura apresenta baixa incidência de doenças, embora os primeiros focos de ferrugem já tenham sido observados, fazendo com que os produtores intensifiquem o monitoramento e o controle.

Pêssego

Na Região Sul, os pomares de pêssego estão em fase final da poda, principalmente da cultivar Granada, última a ser podada. Em média, os pomares das cultivares precoce estão em plena floração e início da frutificação. O frio até o momento é favorável à cultura do pêssego.

Rebanho bovino

O rebanho leiteiro do Estado, em geral, está em boas condições nutricionais e sanitárias, principalmente naquelas propriedades que têm um bom plano de alimentação e manejo sanitário dos animais. O preço do litro de leite manteve-se estável em relação à semana passada na maioria dos municípios. No entanto, em algumas propriedades em que a pastagens cultivadas anuais de inverno, especialmente a aveia e azevém, ainda não apresentam condições que permitam o pastejo direto dos animais, a produção de leite tem declinado acentuadamente. Neste caso, os agricultores têm utilizado alimentos processados, como silagem, feno, rações e concentrados proteicos, evitando assim a queda da produção, que já começa a se pronunciar, em função da escassez de pasto em algumas propriedades.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir