Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

31 de agosto de 2013

Município lança programa de revitalização urbana

Programa cria novas normas para passeio público, sinalização de ruas e arborização

 Programa cria novas normas para passeio público, sinalização de ruas e arborização.
A prefeita em exercício, Teodora Lütkemeyer, por ocasião do Lançamento do Natal Premiado, na Acint, no dia 14 de agosto, anunciou o Programa Passeio Seguro.
O Programa que tem como foco a sinalização urbana, as calçadas e arborização será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e pelo setor de Engenharia da Prefeitura, tendo como parceiros a Acint, as Secretarias de Meio Ambiente e Obras e Saneamento.
Teodora destacou que esse projeto foi planejado pensando em cuidar da população, numa cidade em que cresce cada vez mais a expectativa de vida. - Será um serviço social feito em parceria com as empresas, o comércio, os moradores, enfim com a população, colaborando com a mobilidade urbana e a cidadania. Precisamos da participação de todos para deixar nossa cidade cada vez mais bonita - afirmou.

Teodora apresentou o Programa Passeio Seguro na Acint

O Programa visa à revitalização das calçadas da cidade além da conscientização dos cidadãos sobre as responsabilidades de conservação dos passeios públicos. A nova ação da prefeitura alia iniciativas concretas do município à mobilização dos moradores nos cuidados com a cidade.
A Secretária de Desenvolvimento Maria Margarete Lauxen, que apresentou o projeto salientou que o desafio é trabalhar a mobilidade urbana.
- Calçadas bem-concebidas, sustentáveis e acessíveis propiciam cidades mais civilizadas, com melhor qualidade de vida para seus habitantes e a nossa preocupação é com a vida da nossa comunidade e, em breve, pretendemos dar início à revitalização da cidade - explicou Margarete Lauxen.
- De nada adianta termos um crescimento visível em termos industriais, comerciais e de serviço, além do constante aumento da população efetiva e flutuante, que cria maior movimentação urbana, se não tivermos condições de ir e vir com segurança – avalia a arquiteta que colaborou na elaboração do projeto.
- Abraçar esse programa é de certa forma realizar um dos sonhos do arquiteto e urbanista de trabalhar com a cidade, suas nuances, seus moradores e sua dinâmica - frisou Juliana.
Teodora Lütkemeyer enfatizou que o projeto contribui para formatação de um novo olhar para a cidade.
- Queremos mudar a cultura dos cidadãos para que todos cuidem da nossa cidade visando o bem coletivo. Agradecemos intensamente a Acint por mais uma vez ser nossa grande parceira e acreditamos que novamente teremos êxitos com a ampla parceria que firmamos e com a boa vontade da população – concluiu a vice-prefeita.

Projeto: Placas de Sinalização
 Objetivo: Facilitar a identificação e dar nova aparência as ruas e avenidas do Município, instalando placas de sinalização nas esquinas das vias.
O projeto piloto terá a identificação de ruas e avenidas da área central da cidade e logradouros de acessos aos bairros da cidade. Logo será estudada a viabilidade econômica e firmada parceria com os setores industriais, comerciais e de serviços. Haverá espaço para slogan e identificação das empresas nas placas de sinalização.
Segundo a arquiteta Juliana Linhares Rubin, o projeto de sinalização das ruas do Município, da padronização dos passeios públicos e da arborização urbana tem sido um assunto recorrente dentro dessa administração, que entende que o papel do governo é estar atento a todos os aspectos urbanos quando se trata de desenvolvimento.

Projeto: Calçada, eu e você
 Objetivo: Proporcionar uma calçada humanizada e que inclui a integração entre todos: mães com carrinho de bebê, mulheres de salto alto, pessoas com necessidades especiais com uma parte cimentada, com resina, o que facilita o caminhar sem perigo de escorregões e outra com material que absorve 94% de água, tornando o piso mais seco e permitindo a permeabilidade.
O projeto visa à mobilidade e segurança de todos, principalmente das pessoas com deficiência, dificuldade de locomoção e idosos.
Para execução, estão previstas as seguintes ações: levantamento de todas as calçadas da cidade, planejamento das rotas e tipos de calçadas, regulamentação através de lei, aprovação de projetos pela Prefeitura e notificação das calçadas e passeios públicos irregulares identificados.
Execução: todas as novas obras; substituição gradativa das demais na medida que vai sendo necessário o restauro.

Projeto: Arborização e Vegetação
 Objetivo: Visa mobilizar a população em relação à co-responsabilidade com a arborização do município, incentivando as pessoas a cuidarem melhor de suas plantas, pois a presença de plantas em calçadas, canteiros centrais, jardins dos parques urbanos e das praças contribuem em diversos fatores determinantes da qualidade de vida do cidadão como:
-  Embelezam a cidade;
- Amenizam a poluição atmosférica e sonora;
- Mantêm o equilíbrio e conforto ambiental
- Proporcionam maior sombreamento e bem – estar aos pedestres;
- Nos dias de chuva facilitam a infiltração das águas no solo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir