Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

24 de setembro de 2013

Tecnologias que transformam o agronegócio brasileiro

O 2º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas começou hoje e prossegue até o dia 26 no parque da Expodireto Cotrijal
O Canal Rural transmitiu ao vivo o painel Tecnologias que transformam o agronegócio brasileiro

 

 O Canal Rural transmitiu ao vivo nesta terça, dia 24, às 14h15min, dentro da programação do Rural Eventos, o painel Tecnologias que transformam o agronegócio brasileiro, que teve como painelistas o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Sperotto; o professor da Fatec/Pompéia-São Paulo, Edson Tanaka; e o professor da Universidade Federal de Santa Maria (RS), Telmo Amado. O encontro ocorre durante o segundo Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.

 

Mais de 500 pessoas assistiram o painel Tecnologias que transformam o agronegócio brasileiro, que abriu o 2º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (AP Sul América) realizado no parque da Expodireto Cotrijal, na tarde desta terça-feira dia 24 de setembro.

O evento é uma realização da Prefeitura de Não-Me-Toque, Sindicato Rural, Sistema Farsul/Senar, Universidade de Santa Maria e Cotrijal e contou com a presença do prefeito Antônio Vicente Piva, do presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Paulo Falcão da Rosa, do presidente do AP Sul América e do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Willibrordus van Lieshout,do presidente do Sistema Farsul, Carlos Rivaci Sperotto, do presidente da Cotrijal, Nei Cesar Mânica, e do diretor do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria Valmir Aita.

O propósito do Congresso que conta com painéis, depoimentos, oficinas e exposição de máquinas, é mostrar ao agricultor que a agricultura de precisão está acessível a todos, deste o equipamento utilizado até as técnicas desenvolvidas em anos de pesquisa.

O evento não tem tenho cunho comercial, e sim informativo buscando trazer através de paineis, palestras, apresentação de trabalhos científicos, por  profissionais do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso) do Paraguai e Argentina.

A programação segue até a tarde do dia 26 de setembro, após a palestra sobre Definição de Zonas de Manejo: A experiência Argentina - com o

Professor Dr. José Costa – INTA/Balcarce.

- Esse evento é fruto do empreendedorismo que elevou Não-Me-Toque a Capital Nacional da Agricultura de Precisão - destacou o prefeito Antônio Vicente Piva no seu pronunciamento na abertura oficial do evento.

Carlos Sperotto ressaltou a importância do agronegócio do PIB brasileiro e especialmente do Rio Grande do Sul.

- Falar de agricultura no Brasil é falar do Rio Grande do Sul. Nesta região nasceu a agricultura que se expandiu para as demais fronteiras agrícolas do País, desde agricultores, técnicos, até o capital para desbravar outras terras. Hoje nosso Estado fornece 80% das máquinas que fazem a agricultura nacional – declarou Sperotto.

O empreendedorismo visionário que trouxe a agricultura de precisão para ser desenvolvida em lavouras comerciais, há 12 anos, foi ressaltado pelo professor Telmo Amado, da UFSM, coordenador do Projeto Aquários que iniciou na Stara, com os mapas de fertilidade do solo, avançou para o pulverizador e para o plantio preciso.

- Hoje temos tecnologia nacional disponíveis para todos os agricultores e em pleno desenvolvimento de novas ferramentas, como o aparelho que mede a necessidade de fertilização das plantas – indicou o especialista da UFSM.

Vam Lieshout fez agradecimentos aos patrocinadores da segunda edição o AP Sul América: Monsanto, Juntos para Competir – Ação Integrada em Agronegócios, Stara e Kuhn do Brasil.

Público da abertura foi superior a 500 pessoas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir