Sexta-feira, 01 de Julho de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
19°
18°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Plantão

Prefeitos do Alto Jacuí definem reivindicações ao governador

25.09.2013 09h39  /  Postado por: upside

A Marcha dos Prefeitos Gaúchos marcada para o dia 30 de setembro vai levar uma série de reivindicações para o governador Tarso Genro.

O presidente da Amaja e prefeito de Ibirubá, Carlos Jandrey, falou sobre a marcha que os prefeitos realizarão a Porto Alegre, no próximo dia 30, quando irão até o governador Tarso Genro reivindicar os repasses que não estão sendo feitos pelo Estado aos municípios, e que estão causando sérias dificuldades. A região levará três reivindicações ao governador: o transporte escolar estadual, que está sendo custeado pelos municípios há muitos anos, quando é uma obrigação do Estado; o cumprimento dos pedidos feitos pelos municípios nas Consultas Populares já realizadas; e a antecipação do ICMS, que daria um pouco de oxigênio às prefeituras nesta reta final de ano.

Conforme o presidente do Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja) e prefeito de Tapera, Ireneu Orth, o corte nos serviços nos municípios é geral devido ao não repasse dos recursos que cabem ao Estado e à União.

– A situação por que passam os municípios é muito delicada em função da falta dos recursos que são dos municípios e que não estão sendo repassados pela União e pelo Estado. Sem dinheiro, os municípios terão de fazer o possível e o impossível para cortar despesas e manter a máquina pública, pelo menos os serviços essenciais, funcionando – anteviu Orth.

O representante dos prefeitos da região foi além:

– O Tribunal de Contas do Estado está visitando os municípios com até 20 mil habitantes. Os auditores estão apontando tudo. Em 2014 começarão a visitar os municípios com menos de 20 mil habitantes. A situação é difícil e ficará ainda mais para os municípios com as exigências que serão feitas.

A reunião da a Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) integrou a programação da 11ª Blumenfest, realizada pelo município dede Selbach, de 19 a 22 de setembro.

(Fábio David Crestani / Imprensa Amaja)

Municípios têm dificuldades de cumprir com exigências legais por falta de recursos

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir