Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

14 de outubro de 2013

Trigo começa a ser colhido e safra de verão avança sobre o Estado

As primeiras lavouras colhidas estão situadas mais ao Norte do Estado, próximas ao Rio Uruguai

Enquanto as culturas de inverno, como trigo, canola e cevada estão em fase final de enchimento de grãos e o trigo já inicia a colheita das primeiras lavouras, os grãos de verão, como arroz, milho e feijão 1ª safra apresentam avanços na semeadura, favorecida pelo clima característico de início de primavera, com temperaturas baixas durante as noites, manhãs frias e elevação das temperaturas ao longo do dia.

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, essas condições, aliadas ao predomínio de tempo seco com alta insolação, favorecem também as culturas de inverno, que atravessam o período crítico de reprodução e formação de grãos.

No trigo, as consequências das geadas ocorridas em fins de setembro já são observadas em algumas espigas de lavouras atingidas, onde alguns grãos não se desenvolveram a contento. Como foram poucas as lavouras atingidas de forma severa pelo fenômeno, não é possível quantificar de forma precisa os prejuízos e a redução na produtividade geral. De maneira geral, a cultura encontra-se em fase final de enchimento de grãos, passando para maturação. As primeiras lavouras colhidas, situadas mais ao Norte do Estado, próximas ao Rio Uruguai, apresentaram bom rendimento e boa qualidade do grão, mantendo a perspectiva de uma produção acima das expectativas iniciais.

A grande preocupação dos triticultores é com o clima, pois a alta umidade do solo e do ar, acompanhada de dias nublados, favorece a instalação de doenças fúngicas, principalmente Giberella e Septória, fazendo com que os agricultores continuem atentos e realizando tratamentos para essas moléstias de final de ciclo.

 

Milho

A implantação da cultura do milho também avançou na semana que passou e hoje se desenvolve rapidamente, apresentando coloração mais intensa. Pequenas áreas atingidas pelas geadas de final de setembro precisam ser replantadas. Já nas lavouras implantadas em áreas de baixadas, propensas ao acúmulo de umidade, as sementes encontram certa dificuldade para germinar, e nas que já germinaram, as plantas estão com crescimento abaixo do esperado. Nesse cenário, a área plantada avançou para 52% do total previsto, com 48% germinado.

A fase é de estabelecimento das lavouras de feijão 1ª safra, apresentando pequeno atraso na semeadura, em decorrência do excesso de umidade. Com a melhora das condições meteorológicas, a evolução do plantio deverá ser intensificada. Em algumas áreas, a germinação e o desenvolvimento vegetativo também são lentos.

Informações: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir