Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

21 de outubro de 2013

Governador recebe pedidos da região

Em nome das empresas e do público que vem para a Expodireto Cotrijal, o presidente da cooperativa Nei César Mânica reforçou ao governador a necessidade de boas estradas

A Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) se reuniu no dia 18 de outubro, em Victor Graeff, para a principal pauta que seria a assinatura do convênio pelo governador Tarso Genro para implantação do videomonitoramento nos municípios. O governador veio, mas assinou convênio apenas com o Não-Me-Toque, para construção de trevo na RS 332.

O evento, que foi presidido por Carlos Jandrey, presidente da Associação e prefeito de Ibirubá. O governador Tarso Genro veio acompanhado pelos secretários Afonso Motta (Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas), João Motta (Planejamento), João Vitor Domingues (Infraestrutura e logística) e Elemar Sand (Saúde) e pelo diretor geral do Daer, Carlos Eduardo de Campos Vieira.

O presidente do Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja) e prefeito de Tapera, Ireneu Orth, falou sobre os pleitos que a região deseja ver realizados pelo Estado: não demarcação de terras para os índios, meio ambiente, segurança pública e estradas.

O presidente da Cotrijal, Nei Cesar Mânica, e os prefeitos Antônio Piva (Não-Me-Toque), Gilnei Barbosa (Boa Vista do Incra), Nilda Maldaner (Quinze de Novembro) e Adair Toledo (Fortaleza dos Valas), fizeram reivindicações ao governador relativas às estradas.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, João Vitor Domingues, prometeu que as estradas da região – ER 223 e ERS 332– serão recuperadas, além do tradicional tapa-buracos e que os trabalhos iniciarão na primeira quinzena de dezembro.

Em sua manifestação, Tarso Genro disse que a questão da segurança não será resolvida apenas com a contratação de policiais, mas com sua qualificação. Sobre a assinatura do convênio do Projeto do Vídeomonitoramento, que colocará câmeras em todos os municípios da região, onde o governo do Estado repassará R$ 4,6 milhões para a abertura da licitação de compra das câmeras, por questões burocráticas, o assunto não entrou na pauta no encontro.

Sobre a questão ambiental, ele reconhece que os municípios devem estar à frente das decisões. Disse que Fepam será remodelada para ajudar mais no desenvolvimento dos municípios.

O governador disse que a questão indígena está agora nas mãos do Ministério Público Federal (MPF). Tarso disse que vai sereunir com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para decidir o assunto, e sugeriu aos prefeitos que vão ao MPF para tratar da questão.

Sobre as estradas, Tarso Genro se queixou que as empresas vencem as licitações para construção e ou melhorias de estradas e depois abandonam o contrato e a obra.

Ao final da reunião da Amaja, a delegação do Governo do Estado, os prefeitos e representantes dos municípios participaram da abertura oficial da 9ª Expovig.

Fábio David Crestani / Amaja

Tarso assinou convênio que destina recursos do Estado para construção de trevo de acesso à fábrica de tratores da Stara

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir