Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

29 de outubro de 2013

Conselho da Saúde destina Samu para o Hospital ND Júlia Billiart

Reunião decisiva provocou a participação da maioria dos conselheiros

Considerado uma analise técnica emitida pela 6º Coordenadoria de Saúde, a Unidade Básica do Serviço Móvel de Urgência (Samu) foi para o Hospital Notre Dame Júlia Billiart. O parecer foi aprovado na reunião do Conselho Municipal de Saúde na noite de segunda-feira (21). A reunião apresentou um cenário de disputa entre os hospitais Notre Dame e Beneficência Alto Jacuí.
O parecer da 6º CRS tomou por base o certificado como instituição para fins filantrópicos, no momento em que o HBAJ buscava a revogação da suspensão do seu certificado em Brasília. O Governo Municipal vinha trabalhando desde 2011 para implantar a Samu em NMT, a partir da iniciativa do Hospital Alto Jacuí, primeiro a manifestar interesse.

O auditório da Prefeitura ficou lotado para a reunião do Conselho Municipal da Saúde que definiu a base que receberá a Unidade Básica do Serviço Móvel de Urgência – Samu, já que havia o interesse dos dois hospitais de Não-Me-Toque, o Beneficência Alto Jacuí e o Notre Dame Júlia Billiart.
Uma comissão conduziu o processo de escolha tendo realizado três reuniões para mediar os interesses. Cada hospital apresentou o seu projeto que foi encaminhado para apreciação da 6º Coordenadoria Regional da Saúde.  O parecer favorável ao Hospital ND foi assinado pela coordenadora de planejamento Alba Valeria Col Debella Stein, assessor jurídico Edmilson Ceccon, delegado e coordenador Luiz Fabricio Scheis, da 6º CRS.
O assunto de maior relevância na reunião do Conselho Municipal da Saúde na segunda-feira foi a ratificação, por parte dos conselheiros, do parecer da 6ª Coordenadoria da Saúde - por 14 votos favoráveis e três contrários – indicando a base do Samu no Hospital Notre Dame Júlia Billiart.
Segundo o secretário da Saúde Marco Antônio Costa, o procedimento seguinte a ser tomado é encaminhar o processo administrativo à Coordenadoria de Emergência do Estado. Passado esta etapa o Hospital Notre Dame Julia Billiart receberá o orçamento para gerenciar a Samu com a homologação a nível federal. Não existe um prazo determinado para a vinda da unidade para o município.
O Governo Municipal busca a implantação do Samu desde 2011, a partir do interesse e iniciativa do Hospital Alto Jacuí, que procurou o  Executivo e a Câmara de Vereadores para dar início ao processo.
O secretário da Saúde ressaltou a importância da definição para o município:
- Hoje nosso serviço é básico e de certa forma amador. Nos finais de semana o plantão é feito por um motorista que tem a ambulância em casa e realiza o atendimento de todas as chamadas, já o Samu estará à disposição 24 horas com uma equipe treinada para atendimentos de emergência – ressaltou.
O supervisor administrativo do HNDJB, Daniel Griep considera que a definição é uma conquista da população, em virtude da grande demanda e inúmeros acidentes.
- De nossa parte, agora é dar andamento ao plano de trabalho - comentou.
Em nota à imprensa, supervisor administrativo do HNDJB, Daniel Griep ressalta: “Quero agradecer todo o pensamento positivo, cada uma das orações e intenções e todo o trabalho duro realizado para que este sonho fosse realizado. Agradeço também a presença em peso de nossos colaboradores que demonstraram para os conselheiros que nós queríamos sim receber a unidade do Samu e que todos estão envolvidos nesta busca para melhorar a saúde de nosso município. E o mais importante nisso tudo, é que a comunidade de Não-Me-Toque pode ter a certeza de que a unidade do Samu vem para o município e terá o atendimento que merece e precisa.”
Ainda durante a reunião do Conselho, o Hospital ND Júlia Billiart apresentou projeto para aquisição de equipamentos para os setores de Urgência e Emergência, Centro Cirúrgico, Fisioterapia e Laboratório, no valor de R$ 286 mil.

Felipe Sohne presidiu a reunião do Conselho Municipal da Saúde

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir