Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

29 de outubro de 2013

Imama promove palestra em Não-Me-Toque

Voluntários de Não-Me-Toque trouxeram o Imama para a palestra na programação do Outubro Rosa

O Projeto de Peito Aberto, que visa beneficiar a unidade local do Instituto da Mama (Imama) e toda a população não-me-toquense teve em sua programação uma palestra especial com o tema “Preservação do Câncer de Mama”, que foi apresentada na terça-feira, dia 21 de outubro, no salão de eventos da Escola Girassol.
A palestra, com entrada franca, recebeu um público de aproximadamente 70 pessoas e foi ministrada pelas voluntárias Marli Marcon e Carla Zoraia, defendendo a tese a respeito da preservação do câncer em mulheres de todas as regiões do Estado Gaúcho.
- Estamos dando o primeiro passo na campanha de conscientização das mulheres, contando com a inestimável parceria do Imama, formado por valorosas mulheres que já passaram por essa experiência e podem nos relatar a importância da prevenção – comenta Marli, que participa de programas pelo projeto Imama Voluntariado da Saúde da Mama, de Porto Alegre.
Atualmente, com avanços da medicina e da farmacologia, o diagnóstico e a instituição de tratamentos em pacientes com câncer é cada vez mais precoce. Então, as mulheres não precisam ter medo, pois o resultado desses avanços se reflete no maior número de pessoas curadas e com qualidade de vida preservada. Entretanto, o que muitas vezes pode não ser cogitado pelo doente, pela família e até mesmo pelo médico, em virtude do grande estresse provocado pelo diagnóstico do câncer e, obviamente, pelo foco de atenção ser a cura da doença, é que os tratamentos para a cura do câncer muitas vezes geram problemas com a fertilidade, irreversí-veis em alguns casos.
- Compreendo que o momento do diagnóstico de um câncer, especialmente em um paciente jovem, seja de grande dor para a família e que naquele momento o que realmente importa é a cura - comenta Carla Zoraia, apresentando o papel de grupos de apoio, como o Imama, na apresentação de soluções como esta da fertilidade.
A palestra ofereceu às mulheres informações e orientações relevantes sobre a saúde, como os cuidados com a mama, como anatomia, prevenção, tamanhos de nódulos e autoexame. As palestrantes orientaram sobre os cuidados básicos com o corpo, alimentação adequada e hábitos saudáveis. Elas também alertaram sobre a necessidade de a mulher encontrar um tempo para cuidar e se e conhecer-se através do autoexame. Através da mamografia, o câncer de mama pode ser diagnosticado a tempo e a paciente ter a chance de realizar um tratamento eficaz a caminho da cura.

Preservação da fertilidade foi uma das questões abordadas na palestra

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir