Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

8 de novembro de 2013

Campanha mobiliza voluntários para doação de sangu

A comunidade de Não-Me-Toque foi mobilizada para mais uma vez manifestar seu gesto de solidariedade na 9ª edição da Campanha de Doação de Sangue realizada pelo Hospital Notre Dame Júlia Billiart em parceria com o Hemopasso Regional de Passo Fundo e a Secretária Municipal da Saúde.

Parceria entre entidades e apoios possibilitaram a realização da 9ª Campanha

O evento aconteceu no dia 26 de outubro, no salão de atos do Hospital ND, das 9h às 17h. Uma equipe de médicos, enfermeiras, irmãs, funcionários e voluntários deram assistência a dezenas de doadores.
O dia de doação teve um ato oficial de abertura que contou com a presença do secretário Municipal da Saúde Marco Costa, do presidente da Câmara de Vereadores Pedro Paulo Falcão da Rosa, da coordenadora de captação de doadores Alexandra Mazzoca, do presidente do Lions Tiago Petry, do médico Marcelo Yoshihara Dias representando o corpo clínico do hospital.
O supervisor administrativo do HNDJB, Daniel Griep, agradeceu a todos que de alguma forma viabilizaram mais esta campanha e ressaltou o importante comprometimento do hospital em ações de prevenção e cuidados com a vida.
- Entendemos o apoio que estamos recebendo da comunidade como uma manifestação de aprovação aos investimentos e atendimento dos serviços em saúde – destacou Daniel.
Ir. Maria Irene Comiran, enfermeira do Hospital ND, enfatizou a importância do sangue como elemento vital e que não pode ser fabricado.
- O sangue depende somente de gestos de amor ao próximo e de solidariedade – enfatizou a religiosa dirigindo agradecimento especial aos doadores voluntários que permitem que muitas vidas sejam salvas a partir desta iniciativa.
O secretário Marco Costa cumprimentou os doadores pela disponibilidade e a toda comunidade pela participação ativa nos eventos do Outubro Rosa.
O vigário freis Rodrigo Cichowicz finalizou o ato com benção e oração.
Os organizadores também registraram agradecimentos aos apoiadores que viabilizaram a Campanha: Produza, Roster, Cotrijal, Posto Verona, Jan, Lions, Jornal A Folha, Revista Momento, Rádio Ceres, Rádio Magia, Rádio Cultura e Prefeitura Municipal.

Protagonistas da solidariedade
Nos setores de triagem era possível ver pessoas de diferentes idades. A igualdade entre elas estava no sentimento e na motivação. A grande maioria estava repetindo a experiência na fila de doação. Em todos, uma expressão de grande alegria. Fazer o bem faz bem para o espírito.
Wagner de Mattos, 24 anos, fez sua terceira doação porque sabe que este ato simples pode salvar vidas.
- A primeira vez eu doei para ajudar um colega acidentado. Sinto-me muito bem doando sangue – afirmou.
Para Karin Dirings esta foi a quarta doação. Ela sabe que faltam doadores e sempre que pode se coloca à disposição, inclusive já esteve em Passo Fundo para repor sangue no banco do hospital, atendendo ao pedido da família de um amigo doente de câncer.
Segundo a coordenadora de marketing dos Hospitais ND, Andréia Warken, existem muitos doentes acometidos por câncer na cidade e esta é uma doença que exige muito sangue, por isso a quantidade captada em cada campanha ajuda muito, mas não cobre a necessidade. Este é um motivo para motivar mais pessoas a se cadastrarem como doadores.
Integrantes do Lions também trabalharam como voluntários, servindo o lanche para quem concluía o processo de doação.
Agendados por intervalos de 30 minutos, os doadores passavam pela triagem e cuidados das equipes do Hospital, da Secretaria da Saúde e do Hemopasso.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir