Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

29 de novembro de 2013

Esporte Clube Colorado completa 100 anos

Inauguração do Estádio Waldomiro Graeff

A agremiação esportiva mais antiga do município chegou a sua idade centenária no dia 15 de novembro. Mesmo muitos clubes do interior fechando as portas devido as dificuldade, o Colorado mantém viva a sua história. Com as cores vermelho e branco dentro ou fora dos gramados o clube atualmente possui plano de sócio e retornou nos últimos anos a participar do Campeonato Estadual de Amador, além de manter ativa a categoria veterana (Vetecol).
Com forte tradição na região, o Colorado foi fundado em 15 de novembro de 1913 e é o oitavo clube mais antigo do futebol gaúcho. Entre os fundadores estão: Arlindo Scheibe, Hans Leopold Gerber, Guilherme Schleder e Eugênio Roese. Em 1927 um grupo de jogadores e dirigentes descontentes com o Colorado formaram o pouco conhecido e lembrado Clube Esportivo Pindorama. Mas o clube durou pouco tempo, encerrando suas atividades em 1934 e o Colorado continuou absorvendo os apaixonados pelo esporte mais popular do mundo, o futebol.
Antes de ter o Estádio Waldomiro Graeff, o clube realizava seus jogos em um campo onde hoje está localizada a praça Dr. Otto Schmiedt, em frente ao antigo Hotel Scheibe. Quando a urbanização se intensificou ao redor da praça (campo), os jogos foram transferidos para um campo de futebol localizado nas proximidades de Bom Sucesso.

Exposição resgata uma das fotos mais antigas do clube

Depois o clube passou a jogar em uma área pertencente à família Fleck, nas proximidades da Cotrijal. O Colorado começou a se estabelecer na sua atual sede em 1945, numa área aterrada de 1,8 hectares em frente a Av. Waldomiro Graeff. Alias o próprio Waldomiro Graeff é considerado grande colaborador na época e foi homenageado ao ter seu nome designando o estádio. A ideia partiu de Walter Augustin, no dia 2 de agosto de 1950.
Exposição na Casa da Cultura Dr. Otto Stahl
Na Casa da Cultura Dr. Otto Stahl está sendo exposta a história do clube centenário. A exposição mostra um acervo único e histórico do Colorado com fotos de times que passaram na trajetória do clube, estatuto escrito em alemão, curiosidades e nomes que passaram e marcaram na história. O presidente Adão Pagliarini está organizando com o restante da diretoria do Colorado um jantar comemorativo com os associados. Será no dia 27 de dezembro, na Associação Guilherme Augustin.

FOTOS ACERVO PESSOAL E CASA DA CULTURA

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir