Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

9 de dezembro de 2013

Engenheira participa de encontro sobre pavimentação

A engenheira civil Luciara Becker participou da 42º Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e do 16º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), no período de 12 a 14 de novembro, na cidade de Gramado.
Os encontros reuniram profissionais, estudantes, pesquisadores e acadêmicos do Brasil e do exterior para debater os temas de maior pertinência do mundo da pavimentação. Apresentação de trabalhos técnicos, painéis, palestras, mesas redondas e diversos estudos que trazem e apontam o avanço da tecnologia da engenharia de pavimentos.
Segundo a engenheira, um dos assuntos que mais chamou atenção e polemizou no evento foi a Lei 8.666, que institui normas para licitações e contratos das administrações públicas a ser substituída pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), Lei 12.846, principalmente voltada para as obras da Copa do Mundo 2014. Esta lei, de 1º de agosto de 2013, publicada no Diário Oficial da União, estabelece a responsabilidade civil e administrativa da pessoa jurídica em decorrência de atos lesivos praticados contra a Administração Pública. A polêmica se deu em diversos pontos que apresentam graves falhas, favorecendo a insegurança jurídica.
Luciara Becker, que trabalha no Setor de Engenharia e Arquitetura da Prefeitura de Não-Me-Toque, destacou outro assunto abordado, o peso das cargas transportadas pelos caminhões.
- O excesso de peso das cargas transportadas deve ser levado em consideração nos danos causados nas estradas, especialmente diante do crescimento do volume de cargas e veículos que se observa atualmente – ressaltou.
A engenheira participou dos painéis sobre “Avaliação de Pavimentos com Scan Vias 3D: Tecnologia e Inovação em Infraestrutura Viária”; “Métodos de dimensionamento de Pavimentação e as sobrecargas atuais” e “Da técnica aos órgãos de controle - Mecanismos de interação para melhor eficiência das obras”.
Além das palestras sobre o sistema de contratação RDC (Regime Diferenciado de Contratações) com a engenheira Leila Cótica, do Dnit, e das novidades na normatização brasileira, ministrada pelo professor Jorge Soares (da UFC), conheceu novas tecnologias para pavimentação, apresentadas pelo engenheiro Elton Antonello.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir