Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

9 de dezembro de 2013

Fórum Permanente do Agronegócio debate combate à lagarta helicoverpa

Evento reúne especialistas e produtores rurais em Não-Me-Toque (RS), na manhã de terça-feira, 10/12, no Auditório Central da Expodireto Cotrijal, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural a partir das 10h00

Ela chegou ao Brasil este ano trazendo destruição às lavouras e prejuízos econômicos ainda imensuráveis para a safra 2012/2013. A cultura de algodão, na Bahia, foi a primeira vítima. Logo depois, a praga se alastrou pelas lavouras de milho e soja. Com elevada capacidade de reprodução e sobrevivência, resistente a inseticida e se alimentando mais rápido do que outras pragas, a Helicoverpa armigera tem surpreendido agricultores das principais regiões produtoras do País pelo seu poder de destruição. Hoje, já presente nas principais regiões produtoras do País, a praga tem sido o pesadelo dos sojicultores.

Quais as estratégias para combater a lagarta helicoverpa? Este é o tema central que será discutido na 57ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que acontece na próxima terça-feira, 10/12, a partir das 09h30, no Auditório Central da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). O fórum reunirá pesquisadores, autoridades governamentais, representantes de empresas e líderes do agronegócio gaúcho. O objetivo do fórum é informar o produtor rural para auxiliá-lo no monitoramento e controle dessa lagarta.

O Canal Rural e o portal RuralBR (www.ruralbr.com.br)  transmitem o evento ao vivo, às 10h, com apresentação do jornalista Ricardo Cunha.

A iminente ameaça da praga e a preocupação com os prejuízos que possa vir a causar às lavouras gaúchas motivaram a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) a promover esse evento em parceria com o Canal Rural, e apoio da Cotrijal – Cooperativa Agropecuária e Industrial – preocupada em levar informações e recomendações aos agricultores. A cooperativa entende que este é um momento ímpar para fornecer um serviço diferenciado e de alto valor agregado, que vai auxiliar a tomada de decisão relacionada ao manejo e controle da helicoverpa e das demais pragas que representam risco de danos às lavouras.

O que assusta os produtores são as situações como as vividas na última safra na Bahia. Os prejuízos sofridos naquele Estado serão relatados no evento pelo diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab – Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, Armando Sá Nascimento Filho, que coordena o Grupo de Emergência Sanitária da Helicoverpa armigera e integra o grupo de Situação Nacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O painel contará com a participação de renomados especialistas em Entomologia: o pesquisador da Embrapa Soja, de Londrina (PR), Adeney de Freitas Bueno, e o professor da Universidade de Passo Fundo (RS), José Roberto Salvadori. Eles apresentarão os panoramas nacional e regional sobre a lagarta. Também fará parte das discussões o gerente de regulamentação e líder da área de manejo de insetos da Monsanto, Renato Carvalho.

O telespectador e o internauta podem participar enviando perguntas para os painelistas. Basta ligar para o número 0800 541 5858 ou enviar comentários  pelo Facebook (www.facebook.com/canalrural). O portal RuralBR  (www.ruralbr.com.br) conta ainda com uma página especial chamada De Olho na Lagarta(blogs.ruralbr.com.br/helicoverpa), que reúne informações sobre a praga.

O fórum é uma realização do Canal Rural e do Sistema Farsul – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Cotrijal – Cooperativa Agropecuária e Industrial. O patrocínio é de Intacta RR2 PRO, Clube da Irrigação, Pla, Casa Rural e Semeato.

Sobre o Canal Rural

Canal Rural é a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além da TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa IpsosMarplan (2010), a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio. Lançado em 1996, o Canal Rural leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo País e aos “produtores de milhões”, que garantem ao setor participação de aproximadamente 25% no PIB brasileiro.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir