Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

9 de dezembro de 2013

Hospital ND completa 64 anos com palestra da equipe do Samu

O Hospital Notre Dame Júlia Billiart está vivendo um dos momentos mais importantes da sua trajetória ao completar 64 anos no dia 4. Para marcar a passagem do aniversário, colaboradores do hospital e comunidade assistiram a palestra com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu Carazinho, realizada no plenário da Câmara de Vereadores. Segundo o supervisor administrativo do Hospital ND Júlia Billiart, Daniel Rubes Griep, o evento marca o início das festividades dos 65 anos da instituição.
- Nosso presente de aniversário para a comunidade é o aparelho de raio-X móvel que chegou hoje e vem trazer muito mais conforto aos pacientes internados – destacou o coordenador.
Samu

O médico Vinícius Basegio e os profissionais de enfermagem Cleverson Metzdorf e Cristina Schussler da equipe do Samu de Carazinho falaram do funcionamento do serviço de emergência e urgência realizado na região.O Samu no Estado possui 160 bases e a unidade que virá para o município é uma unidade básica com condutor socorrista, técnico de enfermagem (guiado por um médico à distância) e que a partir de 2014 vai contar com profissional de enfermagem.

- O nosso planejamento é qualificar os profissionais com a capacitação para saber como e quando funciona o Samu – comentou Daniel lembrando que o Hospital ND vai sediar a base do Samu em Não-Me-Toque.

Telemedicina
O funcionamento do Samu tem um sistema para atendimento conhecido como Telemedicina. Quando alguém liga para Samu 192 (base Porto Alegre) a pessoa é atendida por técnicos que, ao identificarem a emergência, transferem para o médico regulador. A ligação é atendida e esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o solicitante sobre as primeiras ações.
- Com a Telemedicina ocorre uma racionalização no atendimento em casos de urgência – afirmou médico Vinicius Basegio.
Com isso o médico regulador realiza o procedimento mais correto para os pacientes havendo uma orientação médica ao envio de ambulância. Cada caso é individualmente avaliado e os pacientes são classificados conforme a gravidade. Casos mais complexos são levados para hospitais e os de menos gravidade para pronto-atendimentos.
O que é Samu
É um serviço móvel com capacidade pré-hospitalar de atendimento de urgência e emergência em casos de risco de morte seja em locais de trabalho, via pública, privada de forma gratuita pelo 192.
Quando chamar
Segundo a equipe do Samu de Carazinho, o serviço é chamado em casos de acidente, atropelamento, dor no peito com início de mal súbito, afogamento, choque elétrico, parto, AVC, problema cardíaco.

Samu no ND
O Hospital ND Júlia Billiart receberá a unidade móvel da Samu abrindo sua estrutura como posto para ambulância e da equipe que irá trabalhar. O secretário da Saúde Marco Costa informou que o Samu funciona de forma integrada estabelecendo parceria com outros dois municípios da região: Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos. O projeto referente à implantação de uma unidade foi entregue para o Complexo Regulador Estadual.
- Em seguida o projeto é levado ao Ministério do Saúde que dará a confirmação para a entrega do veículo e o município terá 90 dias para instalar o Samu – disse o secretário.

O médico Vinícius Basegio e os profissionais de enfermagem explicaram o funcionamento do serviço

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir