Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

9 de dezembro de 2013

Produza busca informações sobre nova praga da soja

No último dia 28, vinte e um consultores técnicos do grupo Produza (Não-Me-Toque, Carazinho, Tapera, Ibirubá, Chapada, Saldanha Marinho e Boa Vista do Incra) foram até a cidade de Cascavel (PR) em busca de informações sobre a nova praga da soja no Brasil, a lagarta helicoverpasp, que está deixando todos os agricultores brasileiros em alerta e preocupados, devido aos danos já ocorridos, principalmente na Bahia e Mato Grosso.
A helicoverpasp é uma praga de difícil controle e alto potencial de dano, onde é necessário fazer um manejo para eliminá-la, visto que não existe até o momento um único produto com alto controle da praga adulta, sendo necessário impedir a evolução da população da lagarta iniciando o manejo do controle desde a fase inicial da soja, com o uso de inseticidas e doses recomendadas.
Esta dificuldade ocorre principalmente devido a suas características, pois pode alimentar-se de mais de 180 espécies de plantas, inclusive invasoras. Sua mariposa desloca-se até 1.000 km para fazer a postura, que ocorre num período de 5 a 6 dias e colocando até 3.000 ovos. Durante o ano, podem chegar até a 11 gerações de novos indivíduos.
No PR, a população da praga até o momento é baixa, visto que os produtores estão fazendo um manejo adequado e também monitorando constantemente a praga.
Para o sócio da Produza Não-Me-Toque, o engenheiro agrônomo Ricardo Warken, a viagem foi de grande utilidade, pois serviu de embasamento técnico a todos, visto que é uma praga desconhecida no RS, mas com as informações obtidas junto a pesquisadores paranaenses, é possível desde já fazer o planejamento do controle e evitar perdas em função da lagarta.
O engenheiro agrônomo Martin Wallauer, também sócio da Produza Não-Me-Toque, salienta que extra oficialmente a helicoverpasp já foi encontrada em nossa região, sendo a população baixa até o momento, e reforça

Consultores da Produza estiveram no Paraná para conhecer a praga

que com manejo correto desde o início do ciclo da soja, a praga tem controle. Ressalta que é um controle diferenciado comparado ao normalmente utilizado para as demais lagartas, mas necessário para manter os rendimentos desejados pelos agricultores.

Para maiores esclarecimentos do que está sendo feito no PR e planejar o controle desta praga, assim como demais dúvidas pertinentes a cultura da soja, os agricultores podem entrar em contato com os profissionais da Produza.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir