Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

14 de janeiro de 2014

Sarandi sedia 6ª edição da Feira da Uva e da Agroindústria Familiar neste fim de semana

Roteiro da Uva levou visitantes para um passeio de carretão, degustação de uva nos parreirais

Sarandi se prepara para sediar a 6ª edição da Feira da Uva e da Agroindústria Familiar, que acontece neste final de semana (de 17 a 19 de janeiro), na Praça da Matriz, no centro da cidade. O evento tem ampla programação cultural e turística, além da comercialização de uva e derivados, embutidos, hortigranjeiros, agroindustrializados e artesanato. A abertura oficial será no sábado (18), às 10h, com a presença de autoridades, degustação de uva e entrega do selo Sabor Gaúcho a agroindústrias familiares da região.

A Feira da Uva e da Agroindústria Familiar inicia na sexta-feira (17), às 14h, e vai até às 19h. Antes disso, às 9h, o Fórum Regional do Cooperativismo será realizado na sala de reuniões do Sintraf. Já no domingo (19), a feira acontece das 8h30 às 18h, com apresentação cultural, às 15h, do Grupo de Teatro Vanti In Drio, de Carlos Barbosa.

Os preparativos para a Feira começaram no último final de semana, quando foi realizado o 3º Roteiro da Uva, levando turistas para conhecer e valorizar o meio rural de Sarandi. Durante o roteiro, teve visitação à propriedade da família Zardo, em Linha Cocho, onde foram degustadas uvas diretamente no parreiral e, logo após, foi servido um saborso café da manhã, informou a extensionista rural e chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Sarandi, Dulcenéia Haas Wommer.

No dia 11, a excursão visitou as agroindústrias de Vinhos Gelain, Sucos Vitis e Bolachas Sola. O passeio encerrou na Capela São João da Barra do Signor, construída há décadas, e cuja escultura do altar foi feita de forma artesanal. O Clube de Mães da comunidade Barra do Signor serviu almoço aos visitantes, com animação de um coral italiano. Houve ainda passeio de carretão, utilizado no trabalho das famílias.

- A satisfação dos participantes era visível e as famílias rurais também se sentiram muito bem em poder demonstrar sua rotina e mesa farta - afirma a extensionista.

No domingo (12), a comunidade São Cristóvão Sobradinho, conhecida por realizar há anos o Festivinho, sediou a festa do Clube de Mães. Na ocasião, foi escolhido o maior cacho de uva, com a participação de 22 agricultores. Pelo segundo ano, foram vencedores Justina Koche e Jucemar Novello, no primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Ainda no domingo foi realizada a passagem de faixas para as novas Soberanas da Uva, que representarão a agricultura familiar 2014-2015. As jovens rurais participam de eventos, como a 6ª Feira da Uva e Agroindústria de Sarandi. Elas também participam, na quinta-feira (16/1), a partir das 17h, de divulgação da Feira em carreata pelas ruas e avenidas da cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar / jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir