Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

17 de janeiro de 2014

Banco do Brasil recebe pedidos de Proagro

A estiagem do mês de dezembro foi tão severa para a cultura do milho que 70% das lavouras financiadas pelo Banco do Brasil tiveram perda total ou muito significativa. Este volume se refere aos agricultores familiares atendidos pelo Pronaf que já encaminharam o Proagro.
De acordo com o gerente da agência do Banco do Brasil de Não-Me-Toque, Ronaldo Rodrigues, existe a possibilidade deste volume aumentar, porque os produtores de médio e grande porte ainda aguardam pela avaliação de suas lavouras.
- A situação de perdas severas atingiu municípios do Alto Jacuí, enquanto que na região do Planalto ocorreu maior volume de chuvas – explicou Ronaldo. A agência de NMT financiou lavouras de Pontão, Santa Bárbara e Carazinho, mas foi em Não-Me-Touque, Santo Antônio do Planalto, Tio Hugo, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos, onde ocorrem as maiores perdas.
O Proagro cobre 70% do financiamento quando ocorre perda total no primeiro ano da contratação e chega a 100% de cobertura no quarto ano se o produtor não precisou utilizar o seguro nos três anos anteriores.

Pré-custeio
O Banco do Brasil antecipou a oferta de financiamento para o pré-custeio de trigo para o período de 1º a 30 de dezembro para a agricultura empresarial. O montante financiado foi de quase R$ 3 milhões na agência de Não-Me-Toque.
- Os produtores aproveitaram para antecipar a compra de insumos e economizar. Essa é a proposta do Banco ao antecipar o pré-custeio – comentou o gerente Ronaldo Rodrigues.
Também está previsto para o final do mês de fevereiro, valendo até junho, o pré-custeio para as lavouras de verão, safra 2014/2015. O Banco do Brasil ainda não divulgou os valores que serão disponibilizados, mas está certo que terão recursos abundantes para oferecer durante a Expodireto Cotrijal. O custeio das lavouras de inverno safra 2014 abriu ontem (16) e fica disponível até junho.

Seguro agrícola

Os produtores também podem proteger seus investimentos dos riscos causados por adversidades climáticas ao contratar o seguro rural. O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção, por meio de auxílio financeiro que reduz os custos de contratação do seguro. Neste ano a subvenção é de 70% do valor segurado, diferente do ano passado que foi de 50%.
A subvenção econômica concedida pelo Ministério da Agricultura pode ser pleiteada por qualquer produtor, desde que não tenha cobertura do Proagro. Para contratar o seguro rural, o produtor deve procurar uma seguradora habilitada pelo Ministério da Agricultura no Programa de Subvenção, geralmente disponível junto ao banco financiador.

Milho sofreu prejuízos irreversíveis com a falta de chuva

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir