Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

10 de fevereiro de 2014

Chuvas chegam a áreas agrícolas a partir do dia 17, diz Somar

O sistema de alta pressão vai terminar em 10 dias, permitindo que as chuvas entrem primeiro no Sul, avançando até o Centro-Oeste

Frentes frias devem avançar pelo Sudeste e pelo Centro-Oeste do Brasil depois de 17 de fevereiro, aliviando um período prolongado de seca que vem ameaçando lavouras de soja, milho, cana-de-açúcar, laranja e café, disse nesta sexta-feira a Somar Meteorologia.
- Os modelos mais estendidos finalmente mostram uma mudança no padrão da atmosfera com o fim do bloqueio (atmosférico) -, disse o instituto de meteorologia em relatório diário.
Atualmente, um bloqueio atmosférico tem segurado as frentes frias chuvosas sobre o Uruguai e a Argentina, impedindo o avanço delas pelo Brasil. Isso faz com que a maior parte das áreas produtoras passe por um prolongado período de tempo seco e quente.
No entanto, o meteorologista da Somar Márcio Custódio disse que os volume de chuvas pode ainda desapontar.
- O sistema de alta pressão vai terminar em 10 dias, permitindo que as chuvas entrem primeiro no Sul, avançando até o Centro-Oeste. Mas precisamos ser cautelosos aos estimar grandes volumes. O pico da temporada chuvosa já passou em dezembro, janeiro e no início de fevereiro -, disse ele.
Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul devem ser os primeiros Estados a receber novas chuvas. Entre 18 e 23 de fevereiro as precipitações devem chegar a São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, afirmou ele à Reuters.
Por outro lado, algumas regiões mais ao norte e no Nordeste do país devem registrar precipitações.
- Até o fim da primeira quinzena de fevereiro choverá forte somente sobre o oeste e norte de Mato Grosso, leste do Pará, norte do Tocantins e centro e norte dos Estados do Maranhão e do Piauí -, ressaltou a Somar.
As chuvas previstas para ocorrer a partir da segunda quinzena de fevereiro na região Sudeste provavelmente não serão suficientes para que o mês termine com precipitações acima da média histórica, segundo a Climatempo.
Com a safra de soja ainda em pleno desenvolvimento, as temperaturas altas e os baixos volumes de chuva nas regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste, à exceção de Mato Grosso, têm ameaçado reduzir a produtividade nas lavouras.

Bloqueio atmosférico tem segurado as frentes frias chuvosas sobre o Uruguai e a Argentina

No cinturão de cana de São Paulo, o tempo seco pode ter implicações nos canaviais que serão colhidos no segundo semestre.
Esta semana, o café atingiu máxima de 9 meses na bolsa de Nova York, por fatores técnicos e por temores causados pela seca no Brasil, principal exportador do produto.
Dados da Somar mostram que apenas 50 a 100 milímetros caíram em janeiro no cinturão de café do Brasil, em Minas Gerais e partes de São Paulo. O mês, que é tipicamente úmido, é essencial para a formação dos grãos que serão colhidos entre maio e setembro.
- Algumas das perdas serão irreversíveis nas áreas agrícolas -, disse Custódio.
Nas áreas produtoras de laranja, em São Paulo, a seca está levando a uma redução no tamanho dos frutos, o que pode impactar na produtividade da safra 2014/15, segundo entidades do setor.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir