Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

14 de fevereiro de 2014

O bom educador precisa saber atrair o interesse do aluno

Educadores de escolas da rede municipal, estadual e particular de Não-Me-Toque e região tiveram a oportunidade de participar do encontro de capacitação realizado no salão de festas da comunidade Cristo Rei na manhã do dia 12. Promovido pela Secretaria da Educação e Prefeitura de NMT, a capacitação integra as 20 horas de formação continuada organizada pela Secretaria.
A coordenadora pedagógica da SMECD, Clenice Berghahn, informou que este é o primeiro encontro de formação continuada no ano. Com um planejamento de 40 horas de capacitação no ano, a Secretaria de Educação decidiu em 2014 dividir com as escolas a organização das horas de formação. Assim, cada escola é responsável por organizar 20h de capacitação interna.

Encontro com especialista em Educação
O tema do encontro “Saberes e Sabores do Educador” foi apresentado pela Doutora em Educação pela PUC/SP, Emília Cipriano Sanches.
Como pedagoga, assistente social e professora, Emília Cipriano dedicou-se para mostrar os saberes e sabores que os professores devem ter em sala de aula como formadores de novos conhecimentos, para serem referência na sociedade e na vida das pessoas.
Construiu uma sequência de raciocínios que levou os professores a avaliar a necessidade do aluno em sala de aula e o envolvimento prático do educador para desenvolver uma nova geração de alunos.
- Trabalhar com pessoas é se envolver com emoções. O professor deve mostrar aos alunos o que ele não conhece. Por isso, o educador tem que ser pesquisador, não se distanciar da realidade e fazer da sala de aula um local de interatividade – afirmou Emília.
Autoridades
Como professora, a vice-prefeita Teodora  Lütkemeyer abriu o encontro falando em sintonia com o tema trazido pela Dra. Emília e lembrando que esta nova geração de alunos está conectada em redes sociais virtuais e que é preciso entrar nesse mundo para tocar na emoção destas crianças e jovens que podem estar fisicamente na sala de aula, mas com a mente distanciada da aula.
- Hoje temos outra geração de alunos, novas formas de lidar com as emoções e novas tecnologias. Para que o nosso professor consiga transmitir o conhecimento ele precisa estar atualizado - destacou a vice-prefeita.
A secretária Griselda Blau fomentou a importância de qualificar os professores trazendo uma profissional renomada e que a SMECD vai seguir essa linha para ampliar conhecimentos.
- A formação continuada é um compromisso com a qualificação dos professores e nós da Administração Municipal e da Secretaria da Educação temos esta consciência – observou Griselda.
A abertura contou com apresentação de dança da academia JW Fitness coordenado pelo professor de dança Junior Wentz. Em torno de 250 pessoas participaram do evento.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir