Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

18 de fevereiro de 2014

Obesidade cresce 240%: 6,7 milhões de crianças brasileiras estão obesas

Oferta de alimentos e sedentarismo estão entre os principais fatores que levam à obesidade infantil

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que somente no Brasil a obesidade avançou cerca de 240% nas últimas duas décadas. Já a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia indica que no país 6,7 milhões de crianças apresentam esse problema. Por outro lado a Sociedade Brasileira de Pediatria identifica que o índice de crianças obesas passou de 3% para 15% nos últimos 30 anos. Devido a esses dados alarmantes, a volta às aulas traz a preocupação com os hábitos alimentares de crianças durante o período escolar.

Segundo a Doutora na área de Obesidade, nutricionista Flavia Fellippe - diretora da Clínica Leve Flávia Felippe -, são inúmeras as causas que provocam a obesidade infantil, porém as duas que mais se destacam são: a grande oferta de alimentos hipercalóricos e o sedentarismo.

- Com o avanço das tecnologias, a criança passa muito tempo frente ao computador, televisão e videogame, atividades que não envolvem exercício físico, portanto sem queima calórica. Logo, essa inatividade é um elemento que contribui, e muito, para o ganho de peso - salienta.

De acordo com a especialista, a obesidade infantil já é uma questão de saúde pública, já se tornou uma doença na qual o acúmulo de gordura no corpo, se concentra a ponto de prejudicar a saúde. As chances de uma criança obesa se tornar um adulto obeso e, consequentemente, desenvolver problemas de saúde, é de 80%.

Como forma de alertar os pais, a diretora da Clínica Leve, Flávia Felippe, orienta  que os mesmos indiquem as crianças a fazerem escolhas mais saudáveis nas cantinas das escolas, evitando frituras, refrigerantes e buscando como opção lanches naturais.

- Além disso, as recomendações básicas são as que muitos já sabem: fracionar os alimentos, ou seja, não passar mais do que três horas sem ingerir comida; não pular o café da manhã, que é um hábito que vem se perdendo, porém essencial para o desenvolvimento da criança, já que traz energia para sua atividade diária; mastigar bem os alimentos, pois isso faz com que a digestão seja mais lenta e a absorção dos nutrientes mais eficaz; e tentar realizar algum tipo de atividade física que agrade. Criar hábitos de alimentação e de atividades diárias são essenciais para evitar essa doença. E o melhor: tudo pode ser criado e combinado de forma lúdica - finaliza.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir