Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

11 de abril de 2014

Colheita em ritmo final na região da Cotrijal

Clima contribuiu para acelerar a colheita em Não-Me-Toque

Os últimos dias foram de muito trabalho nas propriedades rurais da região em função do clima seco e com poucas precipitações.Em média, as áreas cultivadas com plantas de ciclo precoce tiveram um rendimento inferior ao esperado, refletindo a falta de umidade e o excesso de calor ocorrido no mês de dezembro de 2013 e nos primeiros dois meses deste ano. No entanto, as variedades com ciclos médios estão apresentando melhor rendimento.

Segundo informações do Departamento Técnico da Cotrijal, a colheita ocorreu sem contratempos até agora, especialmente em função do tempo seco. A estimativa é de que mais de 90% da área esteja colhida em Não-Me-Toque, Colorado, Vista Alegre e Lagoa dos Três Cantos.
O engenheiro agrônomo Robinson Barboza, da Cotrijal, revela que o clima seco fez com que as cultivares semeadas em diferentes períodos apresentassem condições de colheita no mesmo intervalo de tempo.

- Os dados iniciais mostram uma safra boa, mas o produtor deve analisar esses resultados, com o objetivo de organizar o que será utilizado na próxima safra de verão (2014/2015) - observou o agrônomo.

A orientação dos profissionais do departamento técnico da Cotrijal é para o produtor fazer uma comparação entre os materiais, levando em consideração o clima e as situações que acometeram a cultura durante o ciclo.

A safra gaúcha

A produção de soja no Rio Grande do Sul, segundo estimativa da Emater-RS, deve alcançar 13 milhões de toneladas, colhidas em uma área de 4,9 milhões de hectares. A produtividade média desta safra no Estado está estimada em 2,7 mil quilos por hectare.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir