Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

17 de abril de 2014

Escola centenária inicia comemoração

Escola Sinodal Sete de Setembro comemora nesse ano 100 anos de atuação

Turma do 3º ano primário registrada no dia 28 de outubro de 1961. Nesta foto estão Egon Willich (Chico da Rodoviária – dono na foto), aos 11 anos, na companhia de colegas como Marisa Schmitt Roos, Marlise Erpen, Luiz Goellner, Carlos Goellner, Ivanot Berwig e os professores Edgar Brune, Edilse Klein e Gerda Scholze

Neste ano a Escola Sinodal Sete de Setembro completa 100 anos de atividades educacionais.
As atividades de comemoração a esta data tão especial começará com uma homenagem à primeira diretora da Escola, Emma Schmitt Rodrigues de Freitas.
Esta atividade acontecerá no cemitério da Comunidade Evangélico, no dia 29 de abril, às 10 horas e às 14 horas, com participarão dos alunos do Ensino Fundamental, dos professores e do pastor Fábio Stagemaier.
- Convidamos também todos os ex-aluno e amigos da Escola que queiram partilhar conosco este momento – convidou a diretora Marlene Gatti.
Emma Schmitt Rodrigues de Freitas foi convidada pelo pastor Theophil Dietschi para trabalhar na Escola Sete de Setembro.
Dona Emma, com era chamada, nasceu na localidade de Dois Irmãos, na época pertencente ao município de São Leopoldo. Veio para Não-Me-Toque no ano de 1912, fixando residência em Bom Sucesso. Começou suas atividades na Escola no dia 1º de fevereiro de 1919, ainda no velho galpão cedido por Antônio Graeff.
Aos poucos a Escola Sete de Setembro foi ganhando mais estrutura e credibilidade perante a população.
Nesta época, as meninas e moças cujos pais residiam longe da Escola, passaram a morar na casa do pastor Theophil Dietschi, que havia se casado há pouco tempo. Assim, puderam frequentar as aulas e receber formação educacional.
Em 1918, Dona Emma assume o internato feminino. A Sociedade Escolar alugou uma casa para instalar as meninas, onde também residia a professora Emma.
Donna Emma encerrou suas atividades na Escola no ano de 1950 e será lembrada com ato póstumo pela comunidade escolar cem anos depois de sua importante colaboração com este educandário.

Páscoa

Todas as turmas participaram da encenação

A celebração de Páscoa da escola ocorreu no dia 11, reunindo todas as turmas, familiares dos alunos e professores, no salão de esportes da Comunidade Evangélica. Os alunos encenaram a Santa Ceia, a crucificação e celebraram a vida.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir