Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

25 de abril de 2014

Não-Me-Toque entre os melhores em saúde, educação e renda

O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) coloca o município em 9º lugar no Estado em desenvolvimento

A Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser divulgou os resultados do novo Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) dos municípios, das microrregiões, dos Coredes e do Estado do Rio Grande do Sul referentes ao ano de 2010. Com metodologia atualizada, o Idese contempla os objetivos das políticas públicas inseridas em um novo contexto das economias gaúcha e brasileira, utilizando as informações disponíveis sobre a qualidade de vida nos municípios.
Lagoa dos Três Cantos (0,826), quinto melhor desempenho no Estado, e Não-Me-Toque (0,815), nono melhor desempenho, trazem as características que contribuíram para os melhores índices no Estado. Segundo a Fundação Economia e Estatística (FEE), os municípios das áreas de colonização e dotados de pequenas propriedades apresentaram melhor desempenho.
Por meio dos resultados de seus três blocos (Educação, Renda e Saúde), obteve-se o Idese estadual computado em 0,727.  O Bloco Saúde foi a área com melhores indicadores (0,803), seguido de Renda (0,724) e Educação (0,654).
Na classificação por municípios, Carlos Barbosa ocupou a primeira posição (0,848), seguido por Aratiba (0,835) e Nova Araçá (0,834). Dentre os municípios com mais de 100.000 habitantes, Bento Gonçalves apresentou o melhor desempenho (0,816), seguido por Porto Alegre (0,807) e Santa Cruz do Sul (0,792).
Do outro lado do ranking, Jaquirana aparece como o município de menor Idese (0,521) em 2010. Outros municípios que se destacam negativamente são Alvorada (0,552), na Região Metropolitana de Porto Alegre, e Caraá (0,566), próximo ao litoral.
Apenas 18 municípios apresentam índices considerados de alto desenvolvimento (Idese acima de 0,800). Na microrregião de Não-Me-Toque, o desempenho dos demais municípios ficaram bem distantes.

PLANILHA DO DESEMPENHO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

Saúde, educação e renda

O Bloco Saúde é liderado pelo pequeno Município de Lagoa dos Três Cantos (0,924). Localizado no Alto Jacuí, o município destaca-se especialmente em dois sub-blocos: condições gerais de saúde (0,981) e longevidade (0,986). O bom resultado no primeiro sub-bloco é relacionado ao baixo registro de mortes por causas evitáveis e de baixa proporção de óbitos por causas mal definidas. Isso não significa que os resultados no sub-bloco saúde materno-infantil não tenham sido satisfatórios: o município atingiu índice 0,893, confirmando seus resultados de excelência nos indicadores do Bloco Saúde. O bom desempenho de Lagoa dos Três Cantos na área da saúde não deve surpreender, uma vez que o município foi o segundo colocado no Bloco Educação (0,812), atrás apenas de Ivoti.
Não-Me-Toque ficou em 4º lugar em educação, com índice 0,793, construído a partir do índice de vagas na pré-escola, ensino fundamental e ensino médio, mais a escolaridade adulta. Em renda a classificação ficou 21º (0,796), avaliado sobre a geração de renda e a apropriação de renda. Na saúde o município se classificou em 122º, com índice de 0,827, acima da sua média geral. Neste caso, contribuiu para a classificação a saúde materno-infantil, mortalidade de menores de 5 anos, consultas pré-natal, longevidade e condições gerais de saúde.

Microrregiões

Na classificação por microrregiões, o melhor resultado foi obtido pela microrregião de Caxias do Sul (0,792). Na segunda posição, aparece a microrregião de Não-Me-Toque (0,788), seguida pela microrregião de Guaporé (0,775), ocupando a terceira posição. As microrregiões em pior situação de acordo com o novo Idese são Jaguarão (0,642), Soledade (0,636) e Serras de Sudeste (0,635).

Coredes

O Corede Serra lidera o ranking dos Coredes gaúchos no novo Idese, beirando o alto desenvolvimento, com índice de 0,792 em 2010. Noroeste Colonial (0,769) e Vale do Taquari (0,765) ocupam as posições seguintes na classificação. O Corede que apresenta pior índice no RS é o Centro-Sul, com Idese de 0,652.

Saúde em geral, longevidade, mortalidade infantil e consultas pré-natal constroem o índice de saúde
Geração de renda e apropriação de renda colocam Não-Me-Toque em posição de destaque no Estado

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir