Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

16 de maio de 2014

Clínica de Fisioterapia do Hospital ND Júlia Billiart oferece atendimento de quiropraxia

Odalgir Silva de Souza
Quiropraxista

Nesta entrevista, o quiropraxista com formação acadêmica e experiência na atuação neste segmento da saúde, Ederson Odalgir Silva de Souza, explica as principais questões que envolvem esta atividade que está desenvolvendo na Clínica de Fisioterapia do Hospital Notre Dame Júlia Billiart.

O que é a Quiropraxia?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético - dos problemas que envolvem articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas - e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

 

Qual é a formação de um quiropraxista?

É necessário realizar um curso de nível universitário, com duração mínima de cinco anos. O curriculum consiste em um extenso conhecimento em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica. No Brasil temos duas Universidades que oferecem o curso de graduação de Bacharel em Quiropraxia, a Feevale em Novo Hamburgo-RS e a Anhembi Morumbi em São Paulo-SP.

Como é o tratamento?

No primeiro contato com o paciente, o quiropraxista realiza uma avaliação criteriosa contendo anamnese, examinação física e ortopédica, para então gerenciar o tratamento. Este consiste no realinhamento das articulações, através de técnicas manuais, com o objetivo de promover melhora da biomecânica das articulações e por fim o alívio dos sintomas.

Quanto dura o tratamento?

No início as consultas são mais frequentes, geralmente semanais, e conforme a evolução do caso, as sessões são espaçadas quinzenalmente, mensalmente ou conforme a necessidade do paciente. O tempo de tratamento, bem como o espaçamento entre as consultas depende de alguns fatores como: há quanto tempo o paciente sente a dor, se há algum problema estrutural associado a causa da dor, sobrepeso, entre outros.

A Quiropraxia é indicada para quais problemas?

O tratamento é indicado para distúrbios como: hérnia de disco, dor ciática, dor de cabeça, torções de tornozelo, dor lombar, torcicolo, tendinites, dor cervical, bruxismo, dor articular, escoliose entre outros.

Preciso ter alguma dor para procurar um Quiropraxista?

Não. Você pode realizar o tratamento para melhorar a postura e ainda prevenir dores, bem como problemas de coluna e/ou articulares. Desta forma qualquer pessoa pode se beneficiar com a Quiropraxia, desde recém- nascidos a idosos, bem como gestantes.
O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e consequências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.
Se você quer saber mais sobre a Quiropraxia, entre em contato com a clínica de fisioterapia do Hospital Notre Dame (54 – 3320 0103) que está à disposição para esclarecer suas dúvidas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir