Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

16 de maio de 2014

COMUNIDADE CRISTO REI Começam preparativos para o centenário

Com a palestra show marcada para o dia 22 de maio, às 19h 30min, a Comunidade Católica Cristo Rei inicia os preparativos para a comemoração dos cem anos de fundação.

A história da Comunidade Cristo Rei, de Não-Me-Toque, começa oficialmente com a criação de um Curato na primeira quinzena de maio no século passado. A população católica era atendida pelos padres que vinham regularmente de Passo Fundo. Com a vinda de colonos alemães e italianos, que começaram a povoar a região do Alto Jacuí, no início do século 20, deu-se grande crescimento da população na região de Não-Me-Toque, Tapera, Selbach, Colorado e arredores.
Dom Miguel de Lima Valverde, então bispo de Santa Maria, levando em consideração o imenso território da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Passo Fundo, criou, em 16 de maio de 1914, um curato em Não-Me-Toque.

A auspiciosa notícia soou alvissareira:

"Pela presente havemos por bem criar um curato no território da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Passo Fundo desta diocese, o qual se denominará ‘Curato do Sagrado Coração de Jesus do Alto Jacuhy’ e terá por sede o povoado vulgarmente chamado Não-Me-Toque.”

A denominação Curato do Sagrado Coração de Jesus do Alto Jacuhy faz menção ao nome da pequena capela de madeira já existente na localidade de Alto Jacuhy (Não-Me-Toque).

No decreto de criação do curato o Bispo especifica os limites que abrangiam áreas hoje pertencentes aos municípios de Selbach, Tapera, Não-Me-Toque, Victor Graeff, parte de Ernestina e parte de Colorado.
O curato foi entregue aos cuidados dos padres franciscanos.
O primeiro cura foi o padre José Junges, que foi nomeado por provisão datada de 23 de maio de 1914 e, quem lhe deu posse foi o padre Valentin Rumpel, no dia 24 de maio de 1914, durante a missa das 10h30min.
Durante o ano de 1917 o Curato ficou sem um cura. A pedido do bispo de Santa Maria vieram diversos padres de fora para cuidar da vida espiritual dos católicos esparramados nesses rincões.

CHEGADA DOS FRANCISCANOS

Em 14 de junho de 1918, vieram a Não-Me-Toque dois padres franciscanos: Frei Bruno Linden, OFM, como cura, de quem o processo de beatificação está em andamento. Seu coadjutor foi Frei Boaventura Klemmer.
Em pouco tempo a região cresceu e mostrou condições de ser elevada a paróquia. Isto aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1919, por decreto do bispo de Santa Maria, Dom Miguel Lima Valverde, que criou a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Alto Jacuhy.Assim, a nossa Comunidade tornou-se a sede da atual Paróquia Cristo Rei.
E o Bispo de Santa Maria, D. Miguel de Lima Valverde, fez sua primeira visita pastoral à nova paróquia no dia 14 de março de 1919, deixando esta mensagem:

"1º os Franciscanos se empenhem no bem das almas,
2º nas escolas católicas, as aulas sejam em língua vernácula,
3º os padres promovam a concórdia e a união dos espíritos".

Com referência ao ano de 1919, o livro Tombo diz: "Graças a Deus tiveram bom resultado os trabalhos na vinha do Senhor. Receberam a Primeira Comunhão nas capelas: Alto Jacuhy 13 crianças, Glória 19, Dona Ernestina 21, Gramado 25, Teutônia 19, Selbach 34, Nova Trípoli 19, Cochinho 17, Geriza 20, Garibaldi 34, Boa Esperança 28, Arroio Grande 11. Foram visitados 99 enfermos; foram batizadas 690 crianças, houve 99 casamentos".

No dia 3 de fevereiro de 1932 esteve em Não-Me-Toque o novo bispo de Santa Maria, Dom Antônio Reis. Visitou a nova igreja matriz em construção e as Irmãs de Nossa Senhora na Escola São José e no Hospital Sagrada Família, hoje Hospital Alto Jacuí.
Quanto à construção da Igreja matriz de Não-Me-Toque houve uma grande luta. Começaram os alicerces em outubro de 1925, mas por falta de dinheiro e pela desunião do povo ficaram nos alicerces até que um vendaval derrubou o telhado da velha igreja de madeira em novembro de 1930.
Assim, em 30 de janeiro de 1931 recomeçaram os trabalhos da construção em 15 de março de 1931, Frei Policarpo podê benzer a igreja quase pronta que já podia ser usada para a celebração da missa. Concluída a nova matriz, em 30 de outubro de 1932, na festa de Cristo Rei, foi solenemente benta pelo Bispo Dom Antônio Reis. É por isso que hoje existe a Paróquia Cristo Rei.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir