Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

16 de maio de 2014

Em defesa da propriedade

Em uma assembleia extraordinária realizada na sede da Farsul, no dia 12 de maio, produtores rurais gaúchos decidiram reeditar o “Maio Verde”, movimento realizado pela primeira vez em 2004, em defesa do direito de propriedade.  
A medida tem como objetivo mobilizar produtores próximos a assentamentos e agrupamentos, para monitorar movimentações que possam resultar em invasões de propriedades.
- Não estamos adotando o papel de polícia, mas entendemos que é uma responsabilidade nossa estarmos preparados -, ponderou o presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da Farsul, Paulo Ricardo de Souza Dias.
A decisão foi tomada após atitudes e declarações de lideranças do Movimento Sem Terra a respeito do "Abril Vermelho" e de recentes invasões, além de dificuldades no cumprimento de reintegrações de posse. Para Dias, onde houver necessidade, haverá mobilização do setor produtivo, com o fim de se precaver de eventuais ações violentas por parte de invasores.
- Queremos exigir do Estado a presença da força pública e, quando houver reintegração, que seja cumprida a decisão judicial -, explicou o presidente da Comissão.
A assembleia também decidiu pedir ao Poder Executivo "o imediato cumprimento emanado das ordens judiciais (reintegração de posse e identificação de invasores) nos litígios em ofensa ao direito de propriedade". O colegiado ainda fez um alerta sobre os riscos de o Estado não agir para promover a paz e a ordem nos locais de conflito, "face à instabilidade dos cenários da questão indígena, e demais eventos na região norte, tendentes a se agravar”.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir