Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

20 de maio de 2014

Confraternização do STR relembra os 45 anos de luta sindical

Nienow reclamou do veto de Dilma ao fim do emplacamento das máquinas agrícolas

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Não-Me-Toque (STR) promoveu o seu décimo primeiro encontro reunindo associados, autoridades e lideranças da categoria que defendem o trabalhador rural. O encontro ocorreu no salão de festas da comunidade Cristo Rei, no dia 17 (sábado) e contou com a presença de mais de 600 associados do sindicato e convidados para o almoço de confraternização. A tarde seguiu animada pela banda Diverson.

No dia 9 de março deste ano, o sindicato comemorou 45 anos de trabalho em defesa do agricultor familiar. No local do evento foi entregue uma cartilha comemorativa à data e a relevância do sindicato e das entidades que lutam para trazer melhores condições à família do campo, ocorreu sorteio de brindes e, ainda, circulou uma lista para abaixo assinado a favor da pavimentação da ERS-451 (Colorado a Não-Me-Toque).

Lideranças

O presidente do sindicato, Pedro Paulo Nienow, manifestou a satisfação de poder novamente estar realizando este evento, mas, ao mesmo tempo, indignação com a decisão da presidente Dilma Rousseff que vetou a lei que colocava fim da obrigatoriedade do registro do emplacamento de máquinas agrícolas.

- Esta confraternização mostra a importância do sindicato. Agradecemos de forma especial as parcerias que puderam disponibilizar este almoço totalmente de graça e vamos continuar nossa luta. Nossa lista de reivindicações é ampla e o fim do emplacamento de tratores é uma delas – comentou.

Segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o emplacamento de tratores e máquinas agrícolas passa ser obrigatório a partir de janeiro de 2015.

A coordenadora das mulheres, Inque Schneider, representou a Fetag no evento e destacou os objetivos do setor na saúde e educação: melhorar o atendimento à saúde no interior; currículo diferenciado para escolas do campo; evitar o fechamento de instituições;  Pronaf Mulher; políticas para diminuição da violência doméstica;  políticas para a permanência do jovem no campo e redução do uso abusivo de agrotóxico fazem parte da pauta das lutas da Fetag.

Presença

Prestigiaram o evento o deputado estadual Heitor Schuch, o coordenador da Regional Sindical do Alto Jacuí (Astraja) Volnei Scheiner, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Ivan Machry, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, o gerente do Sicredi NMT, Fábio Pedroso e o agrônomo da Emater Vinicios Tozzo. 

TEXTO E FOTOS: FELIPE KELLER / JORNAL A FOLHA

Secretário Ivan Machry prestigiou o almoço que reuniu 600 pessoas ligadas à agricultura familiar

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir