Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

23 de maio de 2014

CULTURA GAÚCHA Desculpem-nos o transtorno. Aqui estão jovens preservando a cultura e a tradição do Rio Gr

Ana Stumm
Invernada de Danças do CTG Galpão Amigo

De tempos em tempos, ocorre de alguém reclamar de barulho no CTG Galpão Amigo, que estariam perturbando o sono da vizinhança.

Para melhor entendimento da situação, queremos nos explicar.
Desde o ano de 1981, nas sextas-feiras, se realiza no CTG o programa Alma Gaúcha, transmitido pela Rádio Ceres. Tradicionalistas reúnem-se lá para ouvir a boa música gaúcha e jogar conversa fora. Para evitar perturbações, já se cogitou a hipótese de gravar o programa nas dependências da Rádio, porém, não haveria assim a possibilidade de as pessoas comparecerem no local para a verdadeira integração que ocorre neste dia, uma oportunidade de lazer e de cultura para estas pessoas. Preferiu-se então, manter a gravação na entidade. Entretanto, o programa se encerra por volta das 22h, e seu volume não ultrapassa os decibéis estabelecidos em lei.
Os ensaios da Invernada Artística Adulta pode ser a causa de alguns aborrecimentos nas redondezas, uma vez que se iniciam às 23h30min, encerrando-se por volta da 01h30min (madrugada). Contudo, salientamos que o grupo vocal e instrumental, que participa quinzenalmente, procura executar as músicas no menor volume possível para os ensaios.
O horário tardio se deve devido à disponibilidade dos dançarinos. Grande parte deles estuda à noite, a maioria cursa faculdade em Passo Fundo, e retorna à cidade somente após as 23h30min. Seria, sim, mais cômodo para a vizinhança do CTG e inclusive para os integrantes da Invernada de Danças, se o ensaio se realizassem mais cedo - até porque um casal vem de Carazinho e também o instrutor de danças e os músicos vêm de Passo Fundo, e após esse horário ainda precisam retornar até suas casas.
Os integrantes dessa entidade sentem orgulho em representar Não-Me-Toque. Seus familiares, ficam orgulhosos da dedicação e admiram a sua força de vontade e a determinação. Estes jovens, mesmo após um dia cansativo de trabalho e estudo, dedicam parte de seu tempo de descanso para ensaiar até tarde, simplesmente porque amam dançar e querem preservar a tradição e a cultura gaúcha. No dia seguinte, acordam cedo para irem à escola ou ao trabalho. São jovens que ocupam seu tempo em algo benéfico e gratificante, e também aproveitam os ensaios para o convívio com os amigos. Sempre que podem, procuram realizar ensaios extras, a fim de intensificar o aprendizado, e assim conseguirem se destacar cada vez mais, representando o município pela região.
Quem não dança, pode não entender a garra de quem sente essa paixão. Poucos compreendem que estamos determinados a alcançar sonhos, e que isso acaba sendo uma diversão e distração para nós. Através da dança aliviamos as tensões do trabalho e estudos, esquecemos por aquele momento os problemas, trocamos conhecimentos e aproveitamos para nos alegrar com nossos amigos. Sabemos que todos desejam uma boa noite de sono para enfrentar o outro dia, assim como nós também.
Nossa intenção jamais foi de causar transtornos para a sociedade. Nosso desejo é representar bem Não-Me-Toque. Se pudéssemos, trocaríamos os horários sem hesitar. Porém, queremos que todos os dançarinos possam comparecer, mesmo aqueles que estudam à noite. Entendemos que o sacrifício de alguns vem em benefício de todos. E assim, invocamos a tolerância e agradecemos a compreensão.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir