Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

30 de maio de 2014

Hospitais Notre Dame preparam mudança no atendimento de urgência e emergência

Os colaboradores dos Hospitais Notre Dame – Júlia Billiart (Não-Me-Toque) e São Sebastião(Espumoso), participaram nos dias 23 e 24 de maio de treinamento sobre Acolhimento e Classificação de Risco, ministrado por funcionários do Hospital São Peregrino Laziozzi, de Veranópolis. O treinamento teve o objetivo transmitir o funcionamento doprotocolo de Acolhimento, pelo qual é feita a classificação dos casos que chegam ao Serviço de Urgência e Emergência.

Colaboradores dos dois hospitais estão recebendo orientação para adotar procedimentos e diferenciar casos de urgência, emergência e eletivos

O protocolo de Acolhimento com Classificação de Riscos busca atender os pacientes conforme a gravidade da situação e não mais por ordem de chegada ao plantão. A classificação é feita por um enfermeiro encarregado de avaliar os pacientes e em seguida, estes recebem uma tarja classificatória e, então, o médico plantonista, de acordo com o novo critério, fará o atendimento.Este sistema será implantado a partir do mês de julho, pelos Hospitais Notre Dame, a fim de que haja um melhor funcionamento do atendimento médico e para que pacientes em estado mais grave não corram o risco de esperar pacientes que se encontram nos casos eletivos.
Conheça a diferença entre casos de Urgência, Emergência e Eletivos:

O que é emergência?
Considera-se emergência médica a situação na qual é necessário tomar ações e decisões médicas imediatas, devido a sua importância e gravidade. São quadros que colocam a vida em risco. Pacientes nesta situação são encaminhados diretamente à sala de emergência e necessitam de atendimento médico e de enfermagem imediato.
São exemplos de situações de emergência: complicações de diabetes, crises convulsivas, (inclusive pós-crise), desconforto respiratório grave, dor no peito associado à falta de ar e cianose (aparência roxa), estado de coma, intoxicações exógenas (envenenamento), lesão da coluna cervical, parada cardiorrespiratória, perfurações no peito, abdômen e cabeça, politraumatizado grave (vítimas de acidentes e fraturas), queimaduras, reações alérgicas, tentativa de suicídio e trauma crânio encefálico grave.

O que é urgência?
Considera-se urgência médica a situação que requer assistência médica, em um reduzido espaço de tempo. Nesses casos não há risco de vida para o paciente, nem agravamento da situação, por isso há algum tempo para transporte e atendimento do enfermo. Neste caso, pode-se aguardar até 30 minutos pelo atendimento médico.
São exemplos de situações de urgência: alterações de sinais vitais (pressão alta, febre), crise asmática, desmaios, diminuição do nível de consciência, dor abdominal intensa, dor de cabeça intensa, dor torácica intensa (região do peito), febre alta (39/40°c), hemorragias (sangramento), histórias de convulsão, náuseas/vômitos e diarréias persistentes, sangramento vaginal com dor abdominal e trauma crânio encefálico leve.

O que é Eletivo?
Considera-se atendimento eletivo todo aquele que não se enquadra em urgência e emergência médica, ou seja, no qual a situação não requer assistência médica dentro de um reduzido espaço de tempo. Portanto não há nenhum risco de vida para o paciente, nem agravamento da situação.
São exemplos de situações eletivas: atestado médico para justificar falta no trabalho, cistite (dificuldade e ardência ao urinar), crises nervosas, dores musculares ou articulares, dor de cabeça leve, entorse (mau jeito), febre normal (abaixo de 38°c), fraqueza, falta de apetite, gripe, dor de garganta, ouvido e dente, insônia (perda do sono noturno), tosse há vários dias.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir