Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

6 de junho de 2014

Cooperativismo gera consciência ambiental

 

Compartilhar a produção de alimentos com a preservação ambiental é um dos desafios da agricultura moderna. E para alcançar esse objetivo é necessária uma ação conjunta de toda sociedade. Ciente da sua responsabilidade, a Cotrijal desenvolve uma série de ações envolvendo seus associados e colaboradores.

O programa de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos desenvolvido desde 2002 pela cooperativa é uma dessas iniciativas. Ao criar uma estrutura ampla para receber as embalagens, a Cotrijal motivou produtores como o associado Zenir Nilo Doneda a verem com novo olhar a sua responsabilidade com o meio ambiente. Há cerca de 10 anos, com base nas orientações que recebeu do Setor de Meio Ambiente, ele decidiu fazer um depósito específico para armazenar as embalagens vazias de agrotóxicos em sua propriedade, em Mantiqueira, interior de Não-Me-Toque.
- Busco sempre seguir as recomendações do meu assistente técnico quanto à escolha do produto e aplicação. Após concluir o trabalho, faço a tríplice lavagem e separo as tampas das embalagens para melhor guardá-las - explica.

Zenir Nilo Doneda segue as orientações para guardar as embalagens vazias de agrotóxicos em sua propriedade

Assim como Zenir, cerca de 5,5 mil famílias atendidas pela Cotrijal em 15 municípios do Planalto Médio gaúcho recebem orientação desde a escolha dos agrotóxicos adequados para cada situação até a destinação final correta. É um trabalho que necessita do esforço de produtores e colaboradores, e que resulta em ganho para as pessoas e o meio ambiente.
O coordenador Regional de Operações do Instituto Nacional de Recebimento de Embalagens Vazias (Inpev), Marcelo Lerina, afirma que a estrutura montada pela Cotrijal para o recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos e a conscientização promovida junto aos produtores são modelo.
- É uma das empresas melhor estruturadas na região e que vem trabalhando num sistema exemplar desde o início da nova legislação - aponta Lerina, que é responsável por todas as centrais e postos de coleta do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

POSTOS DE COLETA – A Cotrijal mantém postos de coleta de embalagens vazias de agrotóxico nas unidades de Não-Me-Toque, Victor Graeff, Colorado, Vista Alegre, Carazinho, Tio Hugo, Igrejinha, Almirante Tamandaré do Sul, Santo Antônio do Planalto, Saldanha Marinho, Lagoa dos Três Cantos e Nicolau Vergueiro. Os produtores de Passo Fundo e Mato Castelhano, pela proximidade com a Central de Recebimento de Embalagens (Cinbalagens) da região, fazem a entrega diretamente nessa central, em Passo Fundo. Em 2013, a cooperativa recebeu mais de 109 mil embalagens vazias de agrotóxico. E em 2014, até o final de maio, já foram recebidas 71 mil embalagens.

Preservar é foco desde o princípio

Através da Expodireto, a Cotrijal realiza intenso trabalho de educação ambiental

Não é de hoje que a Cotrijal se preocupa com o meio ambiente. Em 1974, a cooperativa já voltava seu foco para a preservação ambiental, criando um departamento de reflorestamento, com implantação de um viveiro de mudas de árvores nativas, ornamentais e frutíferas. De lá para cá, as ações foram ampliadas e a organização adotou entre seus princípios o “Comprometimento social e ambiental”, que orienta atitudes voltadas a respeitar o meio ambiente e cuidar da sua preservação, economizar recursos naturais, observar rigorosamente a destinação recomendada para os resíduos e contribuir para diminuição da poluição ambiental, dentre outras.
O trabalho é coordenado pelo Setor de Meio Ambiente, dedicado exclusivamente às questões ambientais, com duas profissionais contratadas, entre elas uma bióloga. Além das ações internas, orientando procedimentos internos na cooperativa, o setor acompanha licenciamentos, orienta os produtores quanto às questões ambientais e coordena a coleta seletiva de embalagens vazias de agrotóxicos.
Também é destaque o trabalho na Expodireto Cotrijal, onde a área de meio ambiente tem espaço privilegiado através de painéis, teatros e palestras relativas a temas ambientais de interesse do associado da cooperativa. O parque dispõe de 10 hectares voltados à educação ambiental, utilizados também em outras ações durante o ano. Em 2013, a cooperativa iniciou um projeto de captação de energias alternativas no parque (eólica e fotovoltaica).
Outro programa estratégico é o Escola no Campo, desenvolvido em parceira com a Syngenta, a Fundação Abrinq e prefeituras da região, além do apoio a campanhas regionais, como o Mutirão do Lixo Eletrônico realizado em Não-Me-Toque.
A coordenadora de Meio Ambiente da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao, ressalta que é um orgulho trabalhar em uma empresa que se preocupa com a questão ambiental.

- Em todas as ações da cooperativa se têm a preocupação com a preservação ambiental e essa consciência a organização passa também para seus colaboradores e associados - aponta a bióloga.

RECONHECIMENTO NACIONAL
O trabalho da Cotrijal na área de meio ambiente é um dos pilares que levou a cooperativa a alcançar neste ano posição de destaque nacional em conceituada pesquisa desenvolvida pela Gestão & RH Editora. A Cotrijal foi listada entre as 100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa do Brasil, sendo a única cooperativa que integra a lista em 2014. 
A Gestão & RH Editora desenvolve a pesquisa nacional entre as “1.000 Maiores e Melhores Empresas” (Exame) e “As Melhores Empresas para se Trabalhar (Exame/Época) e a Cotrijal figura ao lado de grandes organizações públicas e privadas, como Banco do Brasil e Coca-Cola.
Fonte: Desenvolvimento Cooperativista - Jornalismo

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir