Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

13 de junho de 2014

Emater distribui mudas de forrageiras


As cultivares de forrageiras para a pecuária leiteira, entre elas o Capim BRS Kurumi e Cana de Açúcar serão distribuídas aos produtores Durante a realização da Expodireto/Cotrijal 2014,
junto ao espaço da Família Rural, em parceria entre a Emater/RS-Ascar, Cotrijal e Embrapa Clima Temperado - Unidade de Pelotas-RS foram apresentadas algumas alternativas de forrageiras para a Pecuária Leiteira, entre elas o Capim BRS Kurumi e Cana de Açúcar - nove cultivares, sendo destacado na ocasião a importância em relação valores nutricionais, qualidade da forragem, facilidade de manejo, produtividade entre outros. De acordo com o técnico em agropecuária, Celso Siebert, responsável pelo Espaço da Família Rural no Parque da Expodireto Cotrijal, a Emater decidiu dar um destino útil às forrageiras, qualificando ainda mais o trabalho desenvolvido até agora. Neste sentido, a Emater está comunicando aos agricultores familiares do município de Não-Me-Toque e vizinhos que nos dias 16 de junho, durante todo dia, e 17 de junho, pela manhã, estará realizando plantão junto
as unidades no parque da Expodireto/Cotrijal, atendendo interessados em adquirir algumas mudas sem custo. O acesso deve ser feito pela estrada sentido Não-Me- Toque -
São José do Centro, acessando o portão 4 junto à rótula em frente ao Lar do Idoso São Vicente de Paulo, dirigindo - se até o espaço da Emater. Informações pelos telefones 54-3332-1579 e 9969-7361 ou e-mail emntoque@emater.tche.br.

CANA-DE-AÇUCAR FORRAGEIRA
O uso da silagem da cana-de-açúcar diz respeito ao perfil qualitativo da cana como volumoso relacionado principalmente a digestibilidade da fibra e seu conteúdo de açúcar. Vários trabalhos mostram que este fator deve ser considerado de modo mais efetivo.

Cana-de -açucar forrageira

O conceito que as melhores variedades de cana-de-açúcar forrageira seriam aquelas que apresentassem alta proporção de folhas e palmitos em relação a massa verde total não tem hoje mais sustentação. Portanto, os fatores mais importantes para seleção de uma variedade forrageira são o seu teor em açúcar, produção de forragem (matéria seca) e teor de fibra.

CAPIM BRS KURUMI
Lançadas em 2012 pela Embrapa a variedade Capim BRS Kurumi apresenta touceiras de formato semiaberto, folha e colmo de cor verde e internódio curto.

Capim BRS kurumi

Apresenta crescimento vegetativo vigoroso com rápida expansão foliar, intenso perfilhamento e porte baixo. Também possui propagação vegetativa por meio de estacas e é indicada para uso forrageiro pelo alto potencial de produção de forragem com excelentes características nutricionais e facilidade de manejo devido ao seu porte baixo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir