Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

27 de junho de 2014

Mais qualidade na produção de leite

Programa da Cotrijal em parceria com a MSD Saúde Animal é desenvolvido em sete módulos nas propriedades

Da teoria para a prática: os produtores mostram muito interesse no conteúdo do Maxi-Leite

Produzir mais e com qualidade. Este é o objetivo dos produtores de leite associados da Cotrijal que participam do Grupo de Estudos Maxi-Leite que vem sendo desenvolvido desde o dia 21 de maio e segue até o mês de novembro. São 30 produtores divididos em dois grupos que participam dos encontros mensais, buscando conhecimento e trocando informações.
A atividade leiteira é umas das mais importantes fontes de renda de associados da Cotrijal. Por isso foi firmada parceria com a empresa MSD Saúde Animal, que vem desenvolver o programa Maxi-Leite nas propriedades, visando trazer tecnologia e informação de ponta e de forma prática.
O segundo módulo ocorreu no dia 18 de junho, na propriedade de Luiz Carlos Schuster (pela manhã) e na Agropecuária Saudade, da família Hasler (à tarde). A médica veterinária Eveline do Carmo, que atua como consultora em Pecuária na empresa MSD Saúde Animal, orientou sobre gerenciamento e tratamento da mastite. Depois da explanação teórica que apresentou os riscos do tratamento mal feito e quanto o produtor pode perder com a mastite, a veterinária levou o grupo para a parte prática, mostrando a forma correta de aplicação dos medicamentos, a constituição da mama, como realizar a flambagem (chamuscar o pelo próximo ao úbere), técnicas de higienização antes e pós ordenha.
- A mastite é uma infecção muito comum, mas que pode representar perdas significativas na produção e até inutilizar o animal para a atividade leiteria, por isso é importante orientar sobre o correto manejo – explicou a médica veterinária.
Infecção que pode ser curada dependendo do agente causador, a mastite é um dos fatores limitantes da produção e a melhor maneira de combater é, segundo Eveline do Carmo, práticas de prevenção que começam pela boa ordenha (um bom pré-dipping e pós-dipping), secagem dos tetos com toalha de papel antes da ordenha, pessoas preparadas que saibam o que estão fazendo, rapidez na identificação de doenças, agilidade no tratamento e monitoramento constante.
Os produtores que participam do Maxi-Leite são todos os envolvidos diretamente no trato e na ordenha, geralmente o casal ou os filhos do proprietário. De acordo com o técnico em agropecuária, Vilson Weber, que acompanha a atividade leite na cooperativa, eles demonstram muito interesse, especialmente porque é um programa inédito focado na produção e na qualidade.
- De nada adianta o produtor ter um bom plantel e um avançado sistema de ordenha se ele não souber utilizá-lo ou higienizá-lo da forma mais adequada, por exemplo. Por isso a Cotrijal firmou parceria com a MSD Saúde Animal e está desenvolvendo o programa Maxi-Leite que busca pela qualidade do leite e maximização da produtividade – explica Vilson Weber.
Caroline Hasler e o marido Denison Dillemburg, que atuam junto com os pais de Caroline, Cristina e Dilvo Hasler, estão gostando muito do programa Maxi-Leite, pelas informações que oferece e pela forma adotada para ensinar, primeiro com teoria e depois na prática.
- Eu tiro leite há mais de 30 anos. Sabemos que para manter a qualidade é preciso cuidar da higiene e ficar por dentro das novidades – comentou Cristina Hasler.
Mirna Talamini, que participa do programa com o marido Anderson, disse estar muito satisfeita com o conteúdo dos encontros.
- A gente aprende muita coisa nova que vem mudar as práticas de tempos atrás, e nós sabemos que tudo evolui – comentou Mirna.
Atenta e participativa aos ensinamentos da médica veterinária, Mirna Talamini disse que não sabia da necessidade de usar o lencinho para higienizar o teto da vaca antes de aplicar o remédio para mastite, isso porque os medicamentos que adquiriu até hoje não tinham o acessório. Outra coisa que aprendeu foi usar luvas para a ordenha.
Leonel de Quadros e Odair Nienow comentam que este é o primeiro curso que oferece conhecimento técnico diretamente voltado para a qualidade do leite. Eles pretendem adotar o conhecimento adquirido, porque sabem que vai contribuir para reduzir os riscos de doenças e melhorar a qualidade do leite que produzem.
Denison Dillenburg fez questão de agradecer a Cotrijal, pela oportunidade de adquirir mais conhecimento e mudar algumas práticas, e ao técnico Vilson Weber, que se empenha muito em ajudar na busca de soluções sempre que eles precisam.
A MSD Saúde Animal ainda distribuiu quatro frascos por produtor para que façam a coleta de leite das vacas que suspeitam ter mastite, ou que já tenham tratado da doença. As amostras serão entregues no próximo encontro e a empresa vai fornecer a análise da qualidade do leite.

Vilson Weber distribuiu os 4 frascos por produtor para o exame da qualidade do leite

A Cotrijal tem pelo menos 150 associados que atuam na produção de leite, mas nem todos têm o mesmo nível de conhecimento. O programa está atendendo os produtores de ponta e em 2015 abre vaga para novos interessados em crescer na atividade leiteira e melhorar os índices de desempenho do rebanho, com reflexos diretos na rentabilidade do negócio,
Além dos dois grupos de Não-Me-Toque, o Maxi-Leite deve atender ainda produtores de Tio Hugo e Santo Antônio do Planalto. Em 2013, o programa já beneficiou produtores de Victor Graeff. A ideia da Cotrijal é ampliar iniciativa para atender outros municípios.

PROGRAMA
MÓDULO 1 – 21 de junho - Forma de infecção da mastite e rotina de ordenha
MÓDULO 2 – 18 de junho – Gerenciamento e tratamento da mastite
MÓDULO 3 – 23 de julho - CBT e equipamentos de ordenha
MÓDULO 4 – 28 de agosto – Novas tecnologias na produção de leite
MÓDULO 5 – 24 de setembro – Criação de terneiras
MÓDULO 6 – 22 de setembro – Controle parasitária
MÓDULO 7 – 19 de novembro – Pessoas e motivação

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir