Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

4 de julho de 2014

BRDE garante R$ 55 milhões para nova unidade da Cotrijal

Recurso financia o beneficiamento de sementes para dar mais autonomia ao setor cooperativista

Diretoria da Cotrijal recebeu representantes do BRDE para a assinatura do convênio

Mais um passo importante para a Cotrijal foi dado na manhã desta quarta-feira (2/7) com a celebração do acordo com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para o financiamento de R$ 55 milhões destinados a construção da Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da cooperativa. A parceria vai possibilitar que o produtor possa adquirir sementes com alta qualidade e tecnologia e em melhores condições de mercado. A solenidade foi na sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque.

A UBS terá capacidade para receber entre 500 e 600 mil sacos por ano. Na nova unidade que está sendo construída em área de 100 hectares, às margens da ERS-142, serão beneficiadas sementes de soja, trigo, cevada e aveia. Apesar de ter sofrido atrasos, devido a problemas climáticos, a obra deverá estar finalizada até o final do ano que vem para receber a safra 2015/2016.
Para o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, esta é uma parceria importante para o produtor, o agronegócio e o desenvolvimento do Estado.
- É um grande investimento da Cotrijal dentro de uma unidade de negócio da produção vegetal que vai atender o produtor e com capacidade para a produção de sementes para outras cooperativas e o mercado em geral – afirmou ressaltando a capacidade da cooperativa em buscar esse crédito.
O diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito do BRDE, José Hermeto Hoffmann, que veio para a assinatura do convênio, salientou que este tipo de investimento é prioridade do BRDE.
- Faz parte da prioridade do nosso governo financiar cooperativas. E este é um empreendimento que além de facilitar a vida do cooperativado, com preço mais acessível, fortalece as cooperativas neste setor. Hoje são poucas empresas que têm a capacidade de multiplicar suas sementes - ressaltou.
As vantagens da unidade beneficiadora para os associados foi destacada pelo vice-presidente Enio Schroeder:
- É uma unidade moderna que vai produzir sementes de excelente qualidade e trazer um aumento de produtividade do nosso quadro social, agregando renda.
Sobre a referência do diretor do BRDE ao apoio aos pequenos agricultores, Mânica reforçou ainda que a agricultura familiar tem uma importância muito grande para a Cotrijal.
- A Cotrijal é uma grande empresa de pequenos produtores. Cerca de 85% do quadro de associados são de pequenos produtores e nossas ações estão todas voltadas para o fortalecimento desta classe, inclusive a Expodireto - afirmou.

Obra será construída em 100 hectares à margem da ERS 142

 

Negociações
As tratativas para o financiamento começaram durante a Expointer de 2013, com a aprovação do limite de crédito. Em março deste ano, durante a Expodireto Cotrijal, o presidente da cooperativa entregou ao BRDE o protocolo do projeto de financiamento.
José Hermeto Hoffmann lembrou que a relação do BRDE com a Cotrijal vem desde 1987 e a instituição pretende fortalecer esse vínculo com a construção de uma casa no Parque da Expodireto Cotrijal, garantindo a continuidade na participação da feira que vem ocorrendo desde a primeira edição, no ano 2000.

TAGS: brde, cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir