Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

4 de julho de 2014

Chuva prejudica culturas de inverno

Média de chuva na região da Cotrijal supera os 300mm em junho registrando poucos dias de sol

O clima tem preocupado os agricultores do sul do país neste início de inverno. A safra recorde de trigo, prevista pelo IBGE em 7,8 milhões de toneladas em 2014, pode não se confirmar. Isso porque as precipitações estão prejudicando tanto o avanço da semeadura quanto o desenvolvimento das lavouras já implantadas.
De acordo com os dados do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, a quantidade de chuva já ultrapassou os 200 milímetros apenas no mês de junho. Na região de abrangência da Cotrijal, de acordo com dados coletados nas estações pluviométricas, a média de precipitação no mês de junho supera os 300 milímetros. Nicolau Vergueiro é o município com maior acumulado: 479 mm. Em Não-me-Toque choveu 300 mm em junho, Vista Alegre 418 mm e Colorado 409 mm.
A umidade atrasou a semeadura das culturas de inverno, e consequentemente, vai atrasar a da safra de verão.
- Para não comprometer a soja, principal cultura da região, muitos agricultores estão desistindo da safra de inverno - constata Kassiana Kehl, engenheira agrônoma responsável pela unidade de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes.
Além disso, as lavouras que já foram semeadas também estão sendo prejudicadas pelo clima. O excesso de chuva dificulta o desenvolvimento das plantas, que precisam de luz para fazer a fotossíntese e gerar energia para o crescimento celular.
A situação compromete até mesmo a sanidade. É provável que ocorra mais problemas de manchas foliares e giberela neste ano. Comuns em ambientes úmidos e temperaturas mais altas, estas doenças causam a queda na produção, exigem a aplicação de fungicidas foliares mais eficientes em um menor intervalo de aplicação. Já para o caso da giberela, a perda na qualidade dos grãos de trigo é praticamente inevitável. Por isso, a engenheira agrônoma recomenda a escolha de cultivares mais tolerantes a estas doenças.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir