Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

11 de julho de 2014

Em reforma abatedouro municipal reabre em agosto

Retomar o trabalho no abatedouro do município é uma das principais metas da Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente.
Segundo o secretário Ivan Machry, a estrutura física do abatedouro está passando por melhorias para conseguir, a partir no mês de agosto, voltar a funcionar. Como está desativado, um zelador mantém a segurança do local, preservando o patrimônio público que já foi alvo de arrombamento e furto.
- Estamos com a expectativa de que em agosto entre em funcionamento. Temos que fazer ainda a licitação para compra de alguns equipamentos, porque quem for administrar o abatedouro precisa da infraestrutura completa para atender as exigências do edital – disse o secretário.
O transformador, a energia elétrica, a estação de tratamento, compressor, bombas, motores, caldeira e reforma para a moradia do zelador são algumas das melhorias que o abatedouro está passando. O local tem condições de abater 10 bovinos e 20 suínos por dia.
O secretário informou que todo animal abatido tem sua procedência atestada pela Nota Fiscal de produtor rural e pela Guia de Trânsito Animal (GTA) emitidas pela Inspetoria Veterinária do Estado, medidas que garantem a sanidade aos produtos das agroindústrias do município, que se abastecem da carne . Os animais passam por inspeção antes e durante o processo de abate, realizada por um médico veterinário que é servidor do município.
Após estar em funcionamento poderá haver um agendamento para visita de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que poderão autorizar Não-Me-Toque a ter ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Isso permitiria um avanço para as agroindústrias de Não-Me-Toque que poderão ampliar seus negócios (produção de embutidos) para fora do Estado. Para isso é o abatedouro municipal precisa se adequar oferecendo inspeção e fiscalização que atendam as exigências federais.

Abatedouro inaugurado em 2011 está se adequando para permitir que produtos das agroindústrias possam ser comercializados fora do Estado

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir