Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

18 de julho de 2014

Conselhão

 

 

A prefeita Teodora Lütkemeyer teve uma oportunidade ímpar de reunir as mais influentes lideranças empresariais e manter um diálogo informal durante duas horas. Foi o tempo de espera pelo secretário João Motta, de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, no dia 11, que possibilitou o anúncio antecipado da criação do Conselhão, já aprovado pela Câmara de Vereadores. Este órgão será formado por lideranças da sociedade civil para, junto com o Governo Municipal, definir estratégias que projetem Não-Me-Toque para o futuro. A proposta foi bem recebida e até surtiu os primeiros conselhos.

Maninho prefeito
Gilson dos Santos – Maninho -, presidente da Câmara de Vereadores, vai assumir o cargo de prefeito na segunda-feira. Teodora, que não tem vice, entra em férias por quinze dias e passa o cargo ao segundo da linha de sucessão. O jovem terá sua estreia na cadeira do Executivo, um posto sonhado por muitos. Maninho tem mostrado desenvoltura à frente do Legislativo e pela segunda vez faz uma gestão de poucos gastos para sobrar recursos. É firme nas decisões e não teme desagradar.

Hino Oficial do Município

Em mais uma tentativa o Governo Municipal lança o concurso para escolha do Hino Oficial de Não-Me-Toque. O vencedor do Concurso receberá um prêmio de R$ 3 mil, que será entregue no dia 18 de dezembro de 2014, na comemoração ao 60º aniversário do Município.

Crise

A Prefeitura de Victor Graeff teve queda significativa nos repasses do FPM (federal) e do ICMS (estadual) em praticamente todos os meses deste ano. Segundo o prefeito Cláudio Alflen, a previsão orçamentária não se confirmou e para segurar os gastos, determinou turno único nas secretarias de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Limitação de empenhos (nem todos os gastos serão pagos no mês) e suspensão de horas-extras são outras medidas que visam equilibrar as finanças.

Balada Segura

Carazinho é o município mais próximo que integra a rede Balada Segura. Na quarta-feira (16), foi lançado o Comitê municipal da Balada Segura que será responsável por organizar ações paralelas às blitz de fiscalização do programa, como campanhas de alerta para os riscos de beber e dirigir. Imagine uma Balada Segura percorrendo o centro de Não-Me-Toque nas noites dos finais de semanas. O primeiro efeito seria menos serviço para a equipe de limpeza que começa às 6h recolhendo garrafas nas calçadas e sarjetas. Além de irresponsável, é muito relaxado esse público que bebe nas ruas.

Preços agrícolas em queda

Os preços das principais commodities agrícolas vai seguir caindo pelo menos nos próximos dois anos. É o que aponta relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo os especialistas no setor, os mercados agrícolas estão retomando condições mais liquidadas, após um período de preços excepcionalmente altos. Isso tem sido acompanhado por governos que mostram contenção no uso de medidas comerciais.

De acordo com o informe, após esse biênio de queda ocorrerá uma estabilização das cotações, acima dos níveis registrados antes da crise de 2008. A demanda por produtos agrícolas se manteria firme, mas ainda sim com expansão a taxas menores na década, em relação aos dez anos anteriores.

Julgamento

O tribunal do júri que se reuniu na quarta-feira (16) revelou a mais grave das mazelas da sociedade não-me-toquense: a banalidade com que jovens desocupados tratam a vida. Foi revelador ver em julgamento por um crime cometido dois jovens que nunca trabalharam, não estudaram e tinham comportamento de soberba amedrontando seus desafetos de arma em punho.
O bairro Santo Antônio precisa ser adotado pelos seus moradores do bem. Este precisam tomar os espaços, ter atitudes e se organizar em comunidade para romper com a barreira do crime que parece ter neste local seu nascedouro. A Polícia e a Justiça só podem entrar em ação depois do crime ocorrido. A educação e a prevenção devem acontecer a partir da vontade das famílias e com políticas públicas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir