Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

22 de julho de 2014

Campanha busca ajuda para dar braços a Marcos Reinheimer

Comunidade ibirubense abraça a causa de Marcos Reinheimer

 Campanha “Abraços para Marcos” foi criada com o objetivo de arrecadar o valor necessário para aquisição de um par de próteses

Marcos Reinheimer, 43 anos, é um cidadão conhecido na cidade de Ibirubá e arredores. Não só pela sua simpatia contagiante, mas também, pela sua característica física peculiar: Marcos não possui nenhum dos braços e caminha com dificuldade. Resultado de um acidente de trabalho sofrido há 12 anos, (dia 23 de junho de 2002) no município de Jóia/RS, onde Marcos trabalhava na atividade agrícola. Ele descia das escadas de uma carreta graneleira, conectada a um trator agrícola através da tomada de força (também chamada de eixo cardã). Segundo testemunhas, Marcos se desequilibrou ao descer as escadas, vindo a cair sobre o eixo cardã. Este equipamento, quando ligado, possui uma velocidade de giro muito alta. Ao cair sobre ele, Marcos teve os braços arrancados do corpo, quebrou a perna direita, e rompeu parte do nervo ciático esquerdo, perto da medula - por isso, ele perdeu parte dos movimentos e hoje utiliza uma placa ortopédica que mantém o pé em 90 graus, para que ele possa caminhar, ainda que com dificuldade.

O que impede Marcos de adquirir as próteses é a questão financeira. Marcos sempre levou uma vida humilde, era trabalhador assalariado na atividade agrícola. Mas depois do acidente a situação ficou mais difícil. Aposentado por invalidez, recebe o valor de 1 salário mínimo mais 25% – esse percentual a mais se deve ao fato de Marcos necessitar de uma pessoa para cuidar dele o tempo todo – o que obviamente, não se faz possível somente com esse valor. Marcos vive em uma casa cedida pela família Theisen, de Ibirubá, próximo à cidade. Junto com ele moram mais três pessoas: a mãe Almerinda Reinheimer; a esposa, Catiane Ten Caten; e a filha do casal, Kamily Vitória.

Mesmo passando por todas essas dificuldades, Marcos sempre mostrou ser um exemplo de superação. É conhecido na comunidade por seu bom humor. Mas atrás do homem de sorriso fácil está alguém que se emociona falando dos sonhos de ter os braços mecânicos, para não ser mais tão dependente de alguém o tempo todo, para poder brincar com a filha, se alimentar e se vestir sozinho, etc. Na busca de seu sonho, consegui ajuda para ir a São Paulo recentemente para orçar um par de próteses de braço com mão biônica, que custa 650 mil reais. O valor, longe da disponibilidade financeira da família, pretende ser arrecadado a partir de doações.

Marcos Reinheimer perdeu os braços e teve outros ferimentos nas pernas em acidente de trabalho com o trator

Para viabilizar o processo de doação, um grupo de voluntários da cidade de Ibirubá, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência organizou a campanha “Abraços para Marcos”. Divulgando a situação de Marcos através de vídeos nas redes sociais, eventos, distribuição de folders, entre outras iniciativas, o grupo pretende arrecadar o valor necessário para a aquisição das próteses para Marcos Reinheimer.

COMO AJUDAR

Para mais informações, acesse: www.abracosparamarcos.com.br. A conta bancária mantida para arrecadar doações para o projeto é na Caixa, Agência 0482, Operação 006, Conta 179-2.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE MARCOS

O trabalho de divulgação foi planejado e executado por um grupo de voluntários de Ibirubá, pois Marcos é uma pessoa muito querida na comunidade.
Foram feitos dois vídeos sobre a vida de Marcos, produzido e editado com ajuda de voluntários:
Este vídeo apresenta brevemente a história do Marcos Reinheimer: (1min13seg)
Já neste vídeo a família conta toda a história do acidente, e a luta para conseguir as próteses(8min50seg):
Campanha busca recursos para comprar próteses

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir