Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

1 de agosto de 2014

Cotrijal estimula a cooperação e formação de liderança jovem

Os líderes mirins da Cotrijal mostraram que levam a sério o cooperativismo e estão cientes da responsabilidade do cargo que exercem. O seminário deste ano, realizado no dia 24 de julho, reuniu 40 crianças, representantes dos núcleos de associados da área de ação da cooperativa, na sede da Associação dos Funcionários da Cotrijal (AFC), em Não-Me-Toque.

O Seminário de Líderes Mirins proporciona um dia diferente para as crianças. Elas têm a oportunidade de conviver com outros líderes, de diferentes lugares, de conhecer a cooperativa e falar sobre cooperativismo. No início da manhã, a pauta foi o meio ambiente, com atividades coordenadas pelas pedagogas Adélia Frühauf Gehlen e Solange Fries, que falaram sobre a importância e os cuidados que cada um deve ter com a natureza.

Lideranças Mirim marcou presença no seminario

- Não é por acaso que foram escolhidos líderes. Eles já vêm para o evento preparados, com posições e questionamentos. São líderes de verdade reconhece Solange.
Antes do meio-dia, o grupo visitou a sede da Cotrijal. Os líderes mirins conheceram alguns setores operacionais e departamentos administrativos. Um destaque da visita foi a passagem pela Sala do Conselho, local onde o grupo foi recebido pelo vice-presidente, Enio Schroeder.
- Para nós, eles também são donos. Isso faz parte do sentido Família que nós trouxemos para a cooperativa. Nos orgulha saber que a Cotrijal também está contribuindo para a formação dos filhos dos nossos associados – destacou Schroeder.
Entre uma pergunta e outra, o menino Lucas Rafael Vargas Grevenhagen, 9 anos, de Tio Hugo, foi enfático ao afirmar que sonha seguir o trabalho do pai:
- Eu quero ser agricultor.

A "cadeira" do presidente
A garotada mostrou foco e determinação também na conversa que teve com o presidente Nei César Mânica. Diogo Piccinini, 11 anos, de Cachoeirinha, Colorado, que foi um dos primeiros a apontar o dedo e querer ocupar a cadeira de Mânica. Para descontrair ainda mais o ambiente, o presidente comunicou o fato ao pai do menino, por telefone, que entrou na brincadeira.
- Eu adorei. Me senti o presidente de verdade - festejou radiante o garoto.
Duana Ferrari, 12 anos, de Nova Trípoli, Colorado, também ocupou a cadeira por alguns minutos.
- Estou realizando um sonho. Pude conhecer melhor a Cotrijal. No outro ano, quero voltar - disse ela que participa do evento pela segunda vez.
- Talvez vocês não saibam, mas a Cotrijal prepara líderes para que no futuro possa ocupar essa cadeira aqui. Portanto, estudem, se dediquem e vão atrás dos seus sonhos - aconselhou Mânica.

Recreação e jogos

Atividades de recreação

No período da tarde, foram feitas atividades recreativas com foco em ações que a Cotrijal realiza, como o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos e o uso de EPIs. Foram confeccionados ainda jogos educativos sobre o tema Meio Ambiente utilizando tampinhas de garrafas pets. Os líderes mirins foram eleitos durante as reuniões de núcleo realizadas em janeiro e fevereiro deste ano. Ao todo, são 48 líderes mirins, com idade entre 7 e 16 anos.

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir