Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

15 de agosto de 2014

Orgulho de estrear como aprendiz na Cotrijal

Uma nova turma do Aprendiz Cooperativo, a segunda de 2014, já circula pelas dependências da Cotrijal, em Não-Me-Toque, desde o dia 4 de agosto. Esbanjando sorrisos e vontade de aprender, os novos colaboradores da cooperativa exibem com orgulho o crachá e o uniforme do Programa. As aulas deste grupo encerram em julho de 2016. Na primeira turma, em fevereiro, foram 50 os estudantes selecionados.

O grupo, composto por 30 adolescentes, com idades entre 14 e 15 anos na sua maioria, terá inicialmente aulas teóricas e após aulas teóricas e práticas, em diferentes setores da cooperativa. A aula inaugural aconteceu na sede da Cotrijal e teve como principal objetivo apresentar a cooperativa para os estudantes.
No primeiro dia, eles participaram de integração, que foi conduzida pela assistente administrativa de Recursos Humanos (RH), Débora Melchiors Becker. Já o técnico em segurança do trabalho do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Nilton Anderson Scalco, deu uma aula para a gurizada sobre normas de segurança.
Foi entregue ainda material explicativo sobre a Cotrijal e Princípios Cooperativos. A turma foi informada sobre o funcionamento do parque da Expodireto Cotrijal, na casa do Sescoop/RS, sede das aulas teóricas, que acontecem no turno inverso ao escolar. Ao final, o grupo também recebeu orientações sobre os direitos e deveres da criança e adolescente, com a participação do conselheiro tutelar Paulo Padilha.
Segundo a coordenadora do programa na Cotrijal, Daiane Bettim, até março deste ano, o Programa já formou 308 jovens no curso de Auxiliar Administrativo para Cooperativas. Somente na Cotrijal já foram contratados em torno de 90 colaboradores oriundos do Aprendiz Cooperativo.
- Os jovens aprendizes são os primeiros a serem lembrados quando abre uma vaga na Cotrijal pelo fato de já terem conhecimento da cultura de trabalho da cooperativa. Dessa turma, que está concluindo o programa esta semana, até o momento cinco deles já receberam proposta para serem efetivados - explica.
Djúlia Berwig, 16 anos, é uma das adolescentes que passou pelo Aprendiz e foi chamada para integrar a "Família Cotrijal". O excelente trabalho desempenhado junto ao RH abriu portas para a estudante do 2° ano do Instituto Educacional São Francisco Solano. Ela deverá se somar à equipe do Meio Ambiente ainda este mês.
- O Programa me ensinou desde a atender o telefone e a recepcionar as pessoas. Estou muito feliz. Sonhava com essa oportunidade, festeja. A irmã Djéssica, 17, já trabalha no depósito do Supermercado Sede. Com a mesma expectativa está o irmão Diego Fabiano Berwig, 15, que integra a segunda turma de 2014 do Aprendiz.

Turma do Aprendiz Cooperativo inicia aulas

Novo formato
O Aprendiz Cooperativo, que é desenvolvido desde 2008, está com um novo formato. A duração das aulas que era de 12 meses, passou para dois anos. Ao todo, serão 1.148 horas de aulas, sendo mais de 700 horas de prática. O Programa busca preparar os adolescentes e jovens para o trabalho em cooperativas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir