Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

19 de setembro de 2014

Agricultura de Precisão terá que ser pós-graduação

Registro do curso técnico foi negado pelo MEC e alternativa é criar pós-graduação na área

O que poderia ser um problema poderá se tornar um avanço na oferta de qualificação técnica em Não-Me-Toque. A notícia de que o Curso Técnico Pós-médio em Agricultura de Precisão, que funcionava em caráter provisório não teria o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC) causou muita preocupação para a Administração Municipal e para a reitoria do Instituto Federal Farroupilha (IFF), responsável pelo curso pioneiro realizado em Não-Me-Toque.
Pela avaliação do MEC, o curso não poderia constar do catálogo nacional por ser muito parecido com o curso Técnico Agrícola e sugeriu que o Técnico em Agricultura de Precisão fosse transformado em Técnico Agrícola ou em pós-graduação.
O assunto foi motivo de reunião no dia 10 de setembro, convocada pela prefeita Teodora Lütkemeyer, com participação do presidente da Câmara de Vereadores, Gilson dos Santos, secretários municipais, diretores da ACINT, vereadores e imprensa. O encontro teve a participação da reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Jardim, da diretora do campus Panambi Ana Rita da Fontoura, do diretor de Ensino de Panambi Alessandro Bazzan, do professor Arthur Frantz e do coordenador dos cursos no polo NMT, Carlos Socal, que vieram explicar o processo e discutir com as lideranças as possibilidades de cursos em Não-Me-Toque.
O fato novo impediu a abertura de nova turma, mas garante a continuidade dos estudos para quem está frequentando e o registo dos profissionais que vão receber o certificado como Técnico em Agricultura de Precisão e carteira do CREA como Técnico Agrícola, o que foi considerado vantajoso pelos alunos, que também já foram informados da situação. O curso já está na terceira turma.
Durante a reunião, a reitora Carla Jardim colheu o interesse das lideranças pela implantação da Especialização Técnica em Agricultura de Precisão, já que Não-Me-Toque não deseja perder o pioneirismo nesta área. Para isso, o Instituto Farroupilha e a Administração Municipal começam a trabalhar para elaborar a grade curricular e buscar a autorização e poder ofertar o curso já no segundo semestre de 2015. Como pós-graduação, o curso terá menos carga horária (360 horas) e estará disponível para todos que tiverem curso técnico de nível médio.
A prefeita Teodora também considerou importante o município estudar a possibilidade para habilitar o Curso Técnico em Agricultura e vai empreender estudos nesta área.
- Temos preocupação em avançar nesta área de formação técnica e acadêmica, para isso estamos investindo em instalações e apoio estrutural. Estamos empreendendo todo o esforço necessário para Não-Me-Toque dar um salto na oferta de ensino – comentou Teodora Lütkemeyer.

Teodora, Gilson dos Santos, Carla Jardim apresentaram propostas inovadoras para o ensino em Não-Me-Toque

 

Mais de 300 alunos
A pactuação entre o Instituto Federal Farroupilha e a Prefeitura de Não-Me-Toque resultou na instalação do Centro de Referência em Ensino Técnico e possibilita cursos diversos para cerca de 300 alunos.
Os cursos que vinham sendo ministrados na Escola Municipal Ernesto João Cardoso e em outros locais foram concentrados nas antigas instalações da Secretaria do Desenvolvimento (Av. Dr. Waldomiro Graeff, 947), ocupando também a sala do Telecentro.
Segundo a prefeita Teodora, estas instalações são temporárias, pois o município está realizando obras junto ao prédio onde funciona o Senai, para instalar o Polo do Instituto Federal Farroupilha em Não-Me-Toque.

Polo de Inovação
Outra oportunidade de tornar Não-Me-Toque um centro de formação foi apresentada pelo Instituto Federal Farroupilha como um desafio par ao futuro: criar um Polo de Inovação.
De acordo com Arthur Frantz, professor do IFF, no próximo ano, o MEC publicará edital para criação de Polos de Inovação que serão ligados aos Institutos Federais e voltados para o desenvolvimento de tecnologia inovadora, além da formação de recursos humanos, estabelecendo parcerias com o setor produtivo e atendendo às demandas reais do mercado.
- Atualmente as instituições de pesquisa não vêm produzindo tecnologia, só pesquisa aplicada, por isso a importância de um Polo de Inovação que deve ser muito interessante para Não-Me-Toque onde existem empresas que desenvolvem sua própria tecnologia – avaliou o professor.
Das patentes registradas no Brasil, apenas 1% são inovadoras, as demais são de natureza de incremento de produtos já existentes.
Os participantes da reunião, junto com a prefeita, decidiram abraçar o desafio e trabalhar pela implantação do Polo de Inovação. Para tanto, uma comissão formada por representantes de todos os segmentos envolvidos neste processo está sendo criada.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir