Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

26 de setembro de 2014

Kowil Contabilidade completa 24 anos

No dia 8 de setembro completou 24 anos que o contador Aristeu Kochem iniciou as atividades do Escritório Contábil Kowil. Ele deixou o emprego para iniciar um negócio próprio. Trocou a estabilidade pelo desejo de empreender e crescer. Hoje, olhando para trás, junto com a filha Cíntia Pesente Kochem Schleder, avalia o quanto foi uma atitude corajosa.
Casado, pai de dois filhos na época, Aristeu iniciou com dois clientes, com uma renda de dois salários e meio. A maior despesa, o aluguel, levava um salário e meio desta receita.

Aristeu Kochem e Cíntia Pesente Kochem Schleder estão à frente da Kowil

- Quando um amigo me disse que levaria pelo menos cinco anos para começar a ter retorno do meu negócio, não quis acreditar, mas foi o que aconteceu – lembra o fundador da empresa.

O número de clientes cresceu gradativamente e junto com ele foi preciso investir para atender bem. O primeiro computador foi adquirido através de leasing e custou 3.500 dólares. A sede própria iniciou em duas salas e atualmente ocupa três salas no Edifício Cidade Jardim, um espaço de 110m².
A receita do sucesso da empresa que hoje chega aos 24 anos, com necessidade de ampliar o espaço, é o trabalho dedicado, a estrutura familiar e contar com pessoas comprometidas com a filosofia da Kowil: confiabilidade, pontualidade e atualização constante.

- Somos uma empresa familiar desde o início – conta Aristeu.

Primeiro, seu braço direito foi a esposa Vera. Os filhos Daniel e Cíntia começaram ajudando desde os 10 anos de idade. Eles iam para a escola pela manhã e à tarde ajudavam buscando e levando documentos dos clientes. Quando a caçula Andressa cresceu também teve seu tempo como colaboradora do escritório. Hoje apenas Cíntia, formada em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo, permanece, como sócia da Kowil, dando sua energia para a empresa fundada pelo pai crescer.

- Todo negócio precisa ser muito bem planejado para iniciar, mas também precisa de uma boa dose de coragem – comenta Cíntia.

Aristeu e a esposa Vera com as filhas Cíntia e Andressa no almoço comemorativo que lançou o desafio da doação

Os sócios já fazem planos para a comemoração dos 25 anos e o primeiro passo foi reunir os colaboradores e seus acompanhantes para um almoço de integração. Neste dia foi lançado um desafio. Cada casal deveria trazer donativos para a Escola de Educação Infantil Tia Nastácia, mantida pela Asbam no bairro Santo Antônio. Foram arrecadados 100 litros de leite e uma boa quantidade de material de limpeza, um sucesso para uma empresa que conta com 12 colaboradores. A entrega dos donativos foi realizada por todos, com o objetivo de que conhecessem a entidade e se envolvessem emocionalmente.

Equipe do escritório contábil foi desafiada e fez doação para a Asbam

- Nossa empresa presta serviço sem ônus para o Lar do Idoso e como cidadãos, também damos nossa contribuição social, então, gostaríamos de ver nossa equipe motivada a também fazer sua parte, pois vivemos todos numa comunidade – justifica Aristeu Kochem.

O ano de 2015, quando a Kowil vai completar 25 anos, terá diversas atividades para marcar a data. Um dos grandes desafios da empresa será buscar um espaço maior para comportar o crescimento, resultado do trabalho extremamente profissional desenvolvido pela equipe Kowil nas áreas de abertura de empresas, contabilidade, folha de pagamento, assessoria tributária para empresas de todos os ramos, inclusive agrícolas e também para entidades.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir